Giovanibruno - Seguros

Open and close menu

40% dos planos de saúde já oferecem hospitais e laboratórios próprios

06.02.2014 |

Para reduzir custos e assegurar atendimento, operadoras passaram a investir na última década em redes próprias; modelo reduz possibilidades de escolha dos pacientes.

Levantamento da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) feito a pedido do Estado mostra que ao menos 40% dos planos de saúde têm rede própria de atendimento, formada por hospitais, ambulatórios e centros de exames laboratoriais. A chamada verticalização do sistema ganhou força na última década e, aos poucos, modifica o dia a dia dos pacientes, que estão cada vez mais dependentes das operadoras de saúde.

Na prática, o novo perfil dos convênios pode restringir a liberdade de escolha dos usuários, que se veem obrigados a agendar consultas e a realizar atendimentos de emergência, exames e cirurgias na rede direta da operadora. Geralmente, os procedimentos são agendados apenas por centrais telefônicas, que indicam médicos e equipamentos disponíveis de acordo com o modelo pago de plano.

A rede própria chega a representar 80% das opções ofertadas aos clientes. É o caso, por exemplo, da cartela dos planos Dix, os mais econômicos vendidos pela Amil. Com mais de 6,8 milhões de usuários, a operadora tem hoje 27 hospitais com a sua marca, além de 40 ambulatórios. No total, a verticalização já representa de 35% a 45% dos atendimentos do plano.

Segundo o diretor nacional de rede da Amil, Vinicius Ferreira da Rocha, a empresa tem hoje mais de 3 mil leitos em seu comando. Apenas em São Paulo, são oito hospitais próprios, como o Paulistano, o Metropolitano e o Alvorada. “Isso é um grande avanço, não apenas pela oferta de vagas, mas pela melhora da gestão médica do paciente, que cria um vínculo maior com a equipe”, diz o diretor.

Rocha reconhece que a verticalização dos planos de saúde gera um conflito de interesses ao entregar ao plano, por exemplo, o poder de solicitar exames e também autorizá-los, mas ele nega que a medida reduza a qualidade do atendimento prestado. “É preciso ressaltar que o paciente ainda tem a rede aberta, com possibilidade de reembolso. Em todos os casos, os prazos são os mesmos para marcação de consultas e exames. Não impomos restrição”, garante.

Superintendente de recursos próprios da Unimed Paulistana, Marcelo Nunes, informa que a empresa tem como meta dobrar sua atual rede própria, que hoje tem apenas um hospital – o Santa Helena – e cinco ambulatórios na capital. “Essa rede representa hoje 15% dos atendimentos. Nossa meta é chegar a 30%”, diz. Segundo ele, o modelo é imprescindível para dar conta da demanda. “A procura da população por planos de saúde tem aumentado. Precisamos também aumentar nossa gama de serviços. Não vejo conflito de interesses nisso. A rede própria reduz custos, mas também diminui os riscos para o paciente. Nos hospitais, por exemplo, só se interna quando há realmente necessidade.”

Universal. O fenômeno da verticalização não afeta só as gigantes do setor. Com 12 anos de atividades, a Life Empresarial, operadora da Igreja Universal, já tem seu próprio hospital, o Moriah, a poucos metros do aeroporto de Congonhas, em Moema, zona sul. Pronta, a unidade aguarda inauguração formal.

Já a Prevent Senior, dedicada a atender pacientes idosos, cresceu em número de clientes em parte por causa da expansão de sua rede. Hoje, são oito hospitais e 22 ambulatórios com a bandeira Santa Maggiore.

 

Fonte: O ESTADO DE S. PAULO

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Giovanibruno Seguros

Desde 1993, zelamos pelo patrimônio dos clientes com seguros empresariais e residenciais, além da consultoria em gerenciamento de riscos.

Faça já um orçamento

Quer receber nossos conteúdos e informações exclusivas no seu e-mail? Assine nossa newsletter.

Categorias

Gerenciamento de Riscos

O primeiro passo para uma proteção eficaz.

Saiba mais

Seguros Empresariais

Diversas maneiras de proteger seu patrimônio.

Saiba mais

Seguros Pessoais

Garantir o futuro é dormir tranquilo todos os dias.

Saiba mais

Oportunidade

Você, Corretor ou Produtor de Seguros, venha trabalhar conosco!

Fale Conosco

Oportunidade

Você, Corretor ou Produtor de Seguros, venha trabalhar conosco!

Fale conosco