Giovanibruno - Seguros

Open and close menu

Conheça o seguro para carros adaptados

24.09.2014 |

O mercado para deficientes físicos está em constante crescimento. O setor automotivo é um exemplo.

Anualmente, vemos cada vez mais os veículos adaptados nas ruas. Além das empresas especializadas em adaptar esses carros para os donos, hoje vemos as principais revendedoras e marcas com áreas destinadas exclusivas a auxiliar o deficiente na compra de um automóvel.

Para se ter uma ideia do crescimento, segundo a ABRIDEF (Associação Brasileira das Indústrias e Revendedores de Produtos e Serviços para Pessoas com Deficiência), em 2011 foram vendidos cerca de 33 mil carros desse tipo.

Mas e o seguro? Você sabe como funciona o seguro auto carros voltados para portadores de deficiência?

Na prática, o procedimento é semelhante a um veículo não adaptado, mas é preciso entender algumas características:

Isenção de imposto

Deficientes físicos têm, no Brasil, a condição de comprar um veículo zero com isenção dos impostos cobrados regularmente na transação (IPI, IOF, IPVA e ICMS).

O seguro desse automóvel, no entanto, vem com uma particularidade: caso haja um sinistro de perda total, que demande indenização integral, a seguradora pagará a quantia reduzindo o cálculo dos impostos.

Tomemos como exemplo um Honda FIT EXL CVT (automático). A versão top de linha, sem qualquer isenção de imposto, custa hoje R$ 66.890,00. Com a isenção total que o portador de deficiência possui tem direito, o mesmo automóvel sairia por R$ 52.051,07.

O processo para obter esse desconto é mais moroso que em uma compra convencional, mas o benefício, como vimos, vale a pena.

Vale também destacar que existem seguradoras que pagarão a indenização no valor integral, cabendo ao segurado recolher o imposto posteriormente. Por isso, consulte as condições gerais da apólice.

Informação

É essencial que o futuro segurado avise, desde o início do contato para a cotação, que possui uma deficiência física e tem um carro adaptado. Assim, o consultor já saberá que existem questões extras a serem abordadas.

É importante informar também que existem equipamentos instalados que colaboraram com essa adaptação. Assim, uma cobertura extra será feita para que o veículo esteja coberto em sua totalidade.

Se você busca um seguro de carros adaptados, ou conhece alguém que esteja interessado, fique tranquilo. Fornecendo a informação correta, você poderá conseguir um grande negócio!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Giovanibruno Seguros

Desde 1993, zelamos pelo patrimônio dos clientes com seguros empresariais e residenciais, além da consultoria em gerenciamento de riscos.

Faça já um orçamento

Quer receber nossos conteúdos e informações exclusivas no seu e-mail? Assine nossa newsletter.

Categorias

Gerenciamento de Riscos

O primeiro passo para uma proteção eficaz.

Saiba mais

Seguros Empresariais

Diversas maneiras de proteger seu patrimônio.

Saiba mais

Seguros Pessoais

Garantir o futuro é dormir tranquilo todos os dias.

Saiba mais

Oportunidade

Você, Corretor ou Produtor de Seguros, venha trabalhar conosco!

Fale Conosco

Oportunidade

Você, Corretor ou Produtor de Seguros, venha trabalhar conosco!

Fale conosco