Giovanibruno - Seguros

Open and close menu

Indenizações do Seguro DPVAT aumentam 25% de janeiro a setembro

18.12.2013 |

A quantidade de indenizações pagas pelo Seguro DPVAT, de janeiro a setembro de 2013, a vítimas de acidentes de trânsito aumentou em 28% em relação ao mesmo período do ano passado, informou a segurado Líder, administradora do serviço no Brasil, nesta terça-feira (17). No acumulado, foram pagas 445.833 indenizações e os casos de invalidez permanente foram os mais solicitados, registrando alta de 36%, comparando ao mesmo período de 2012.

De acordo com a seguradora, um fator positivo foi a queda em 9% das indenizações por morte, que alcançaram 41.761 benefícios no período. As vítimas mais frequentes seguem com idade entre 18 e 34 anos, totalizando 50,8%, sendo predominantemente composta por homens. O sexo masculino somou 76% de todas as indenizações pagas até setembro de 2013. Motos representam 72% das indenizações.

Entre os veículos, a motocicleta aparece como a principal envolvida em acidentes, com 72% dos casos. Segundo a seguradora, o período com maior quantidade de ocorrências é o anoitecer 17h e 19h59min, com 24% das indenizações. No entanto, apesar das motos apresentarem predominância nos pagamentos, os carros recebem destaque por indenizações por morte. Em quase todo o Sudeste, com exceção do Espírito Santo, os carros são os mais envolvidos em acidentes fatais, tendência seguida por Sul e Centro Oeste.

No Norte e Nordeste, com frota de motos maiores que as de carros, as motocicletas são as responsáveis principais pelas indenizações por morte.

O que é DPVAT?

O seguro DPVAT (Danos Pessoais causados por Veículos Automotores de Via Terrestre) cobre casos de morte, invalidez permanente ou despesas com assistência médica e suplementares (DAMS) por lesões de menor gravidade causadas por acidentes de trânsito em todo o país.

O recolhimento é anual e obrigatório para todos os proprietários de veículos. A data de vencimento é junto com a do IPVA, e o pagamento é requisito para o motorista obter o licenciamento anual do veículo. Vítimas e seus herdeiros (no caso de morte) têm um prazo de três anos após o acidente de trânsito para dar entrada no seguro. Informações de como receber o DPVAT podem ser obtidas pelo telefone 0800-022-1204.

Fonte: Auto Esporte

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Giovanibruno Seguros

Desde 1993, zelamos pelo patrimônio dos clientes com seguros empresariais e residenciais, além da consultoria em gerenciamento de riscos.

Faça já um orçamento

Quer receber nossos conteúdos e informações exclusivas no seu e-mail? Assine nossa newsletter.

Categorias

Gerenciamento de Riscos

O primeiro passo para uma proteção eficaz.

Saiba mais

Seguros Empresariais

Diversas maneiras de proteger seu patrimônio.

Saiba mais

Seguros Pessoais

Garantir o futuro é dormir tranquilo todos os dias.

Saiba mais

Oportunidade

Você, Corretor ou Produtor de Seguros, venha trabalhar conosco!

Fale Conosco

Oportunidade

Você, Corretor ou Produtor de Seguros, venha trabalhar conosco!

Fale conosco