Giovanibruno - Seguros

Open and close menu

Seguro de saúde evita transtornos durante viagem

13.01.2014 |

Na última terça-feira, o Ministério das Relações Exteriores alertou aos brasileiros com viagem marcada para os Estados Unidos que não saiam do Brasil sem contratar um seguro-viagem.

A orientação, que é dada aos passageiros para qualquer viagem, foi acentuada pelo Itamaraty por causa da intensa onda de frio que assola o Hemisfério Norte.

Contratar um seguro viagem é simples. Basta solicitar na agência de viagem, que normalmente oferece o serviço. Ou então adquirir com a própria seguradora.

 

Custos

Na relação custo-benefício, o contrato do seguro é mais econômico do que pagar uma consulta ou atendimento médico particular em caso de qualquer transtorno.

Uma cobertura básica, por exemplo, custa entre R$ 8 e R$ 15 ao dia, por pessoa. Nesse caso, o contrato abrange assistência médica e odontológica, cancelamento de viagem, problemas jurídicos e de bagagem e mais serviços.

Outra opção de seguro é por intermédio do cartão de crédito. Isso porque, na europa, o pacote de seguro saúde é obrigatório em 27 países por causa do Tratado de Schengen, que prevê controlar imigração e facilitar o turismo. Com isso, as bandeiras de cartões de crédito internacionais já incorporaram a cobertura para o seguro Schengen.

Portanto, é preciso atentar para a abrangência desse seguro. Segundo Marcelo Turek, diretor comercial da Assist Card Brasil, empresa especializada em seguros, essa cobertura é insuficiente em casos de consulta médica ou hospitalar no exterior.

“É serviço agregado. Raramente cobre as necessidades do viajante. Se ele precisar de uma consulta médica provavelmente terá que pagar do seu bolso, o que é muito mais caro do que o seguro”.

Por isso, como em toda relação consumerista, é preciso pesquisar sobre o serviço, qual tipo de atendimento cobre e benefícios que o passageiro terá.

O advogado especialista em direito do consumidor Anderson Pitangueira diz que o cidadão deve obter o máximo de informações sobre o histórico da seguradora e o que cobre. “Ler as cláusulas contratuais, e procedimentos específicos para acionar o seguro, guardar todos os documentos e provas evitam problemas futuros, inclusive com a justiça”, afirma ele.

 

Saiba mais sobre os seguros viagem

Acordo bilateral

Brasileiros segurados do INSS (que contribuem para a previdência) podem ter assistência médica gratuita em oito países (por causa de acordos bilaterais com o Brasil), independentemente de haver ou não contratado seguro viagem. Os países são Portugal, Espanha, Grécia, Itália, Uruguai, Argentina, Chile e Cabo Verde. Estes países garantem o serviço médico-hospitalar por médicos e hospitais apenas do serviço público de saúde. Para isso, o cidadão precisa tirar o Certificado de Direito à Assistência Médica Durante Estadia Temporária, que é solicitado no SUS

Cobertura

Ao contratar seguro não é incomum a seguradora cobrar um valor mínimo para determinado tipo de cobertura, e oferece um serviço de abrangência reduzida em relação ao plano originário, sem que isso seja devidamente informado ao consumidor, que acredita estar contratando o seguro de abrangência equivalente. Nesse caso, leia as cláusulas e tire dúvidas diretamente na seguradora, em vez de na operadora de viagem

 

Acordo de Schengen

Os países em que o seguro é obrigatório são Bélgica, França, Alemanha, Luxemburgo, Holanda, Itália, Portugal, Espanha, Grécia, Áustria, Suécia, Noruega, Islândia, Finlândia, Dinamarca, Eslovênia, Eslováquia, Polônia, Malta, Lituânia, Letônia, Hungria, Estônia, República Checa, Suíça, Romênia e Bulgária.

 

Fonte: CQCS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Giovanibruno Seguros

Desde 1993, zelamos pelo patrimônio dos clientes com seguros empresariais e residenciais, além da consultoria em gerenciamento de riscos.

Faça já um orçamento

Quer receber nossos conteúdos e informações exclusivas no seu e-mail? Assine nossa newsletter.

Categorias

Gerenciamento de Riscos

O primeiro passo para uma proteção eficaz.

Saiba mais

Seguros Empresariais

Diversas maneiras de proteger seu patrimônio.

Saiba mais

Seguros Pessoais

Garantir o futuro é dormir tranquilo todos os dias.

Saiba mais

Oportunidade

Você, Corretor ou Produtor de Seguros, venha trabalhar conosco!

Fale Conosco

Oportunidade

Você, Corretor ou Produtor de Seguros, venha trabalhar conosco!

Fale conosco