Giovanibruno - Seguros

Open and close menu

Veja como evitar choques na lataria do carro

20.08.2014 |

Nesta época do ano, com os dias mais secos, é comum tomar choques ao encostar na lataria do carro. Esse fenômeno natural ocorre por causa do atrito entre diferentes materiais, como as roupas usadas e o tecido do banco, por exemplo.

“Esse atrito faz com que a pessoa perca ou receba elétrons, ficando positivamente ou negativamente carregada. Ao encostar no veículo, há uma busca pelo equilíbrio, então o choque ocorre devido a essa descarga eletrostática”, afirma o diretor técnico da Associação de Engenharia Automotiva (AEA), Nilton Monteiro.

Tecidos naturais, como linho e algodão, não acumulam eletricidade estática. Porém, os períodos de estiagem ocorrem no inverno e os motoristas costumam usar roupas de lã ou sintéticas nessa época, como poliéster e acrílicos, que conduzem melhor a eletricidade. Bancos de couro também dificultam a formação da eletricidade eletrostática.

O problema em tomar esse tipo de choque é o susto, uma vez que não há danos para o corpo ou para o carro. Mas isso não significa que a descarga seja baixa. “A tensão dos ‘choquinhos’ chega a 3 mil volts. Mas a amperagem (intensidade da corrente elétrica) é baixa e por isso, não prejudicial” explica o físico Mauro Andreassa, membro da Sociedade de Engenheiros da Mobilidade (SAE Brasil).

SOLUÇÃO
Não há muito que fazer para evitar que esse fenômeno aconteça. Especialistas dão apenas dicas simples, como segurar a porta do veículo com firmeza, usando a palma da mão, com superfície maior.

“A indústria automotiva tenta reduzir esse efeito misturando polímeros com materiais hidrofísicos, que acumulam água”, diz Andreassa.

MITO OU VERDADE?
O carro pode pegar fogo se esse choque gerar uma faísca ao abastecer? Segundo os especialistas, o risco existe, mas a ocorrência é rara. Ao pisar no chão, a pessoa já descarrega a eletricidade. Além disso, o carro tem proteções para evitar que isso ocorra.

Fonte: Estadão

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Giovanibruno Seguros

Desde 1993, zelamos pelo patrimônio dos clientes com seguros empresariais e residenciais, além da consultoria em gerenciamento de riscos.

Faça já um orçamento

Quer receber nossos conteúdos e informações exclusivas no seu e-mail? Assine nossa newsletter.

Categorias

Gerenciamento de Riscos

O primeiro passo para uma proteção eficaz.

Saiba mais

Seguros Empresariais

Diversas maneiras de proteger seu patrimônio.

Saiba mais

Seguros Pessoais

Garantir o futuro é dormir tranquilo todos os dias.

Saiba mais

Oportunidade

Você, Corretor ou Produtor de Seguros, venha trabalhar conosco!

Fale Conosco

Oportunidade

Você, Corretor ou Produtor de Seguros, venha trabalhar conosco!

Fale conosco