Seguro de Vida para Idosos: saiba tudo e proteja quem você ama
O seguro de vida para idosos é um produto fundamental, pelo conforto financeiro que ele proporciona às pessoas em momentos muito difíceis e principalmente para o segurado usufruir benefícios em vida ou obter indenização por invalidez.
Na prática, o funcionamento do seguro de vida para terceira idade não difere em nada dos seguros de vida de pessoas mais jovens, as coberturas oferecidas e o trâmite de contratar e acionar o seguro são os mesmos.
A expectativa de vida dos brasileiros vem aumentando e chegou a quase 80 anos para as mulheres e 72 anos para os homens e isso aumenta a procura por seguros de vida de idosos, com mais empresas oferecendo.
Você quer contratar um seguro de vida na terceira idade e tem dúvidas?
Por isso, nesse artigo, a Giovanibruno Corretora de Seguros vai falar tudo sobre o seguro de vida para idoso para ajudar você nessa decisão de cuidado consigo mesmo e com quem você ama!
Qual é a idade máxima para contratar um seguro de vida para idoso?
Legalmente, não há uma idade máxima para um idoso contratar um seguro de vida.
Por outro lado, as seguradoras podem estabelecer seus limites próprios, de acordo com seus estudos de pagamento de indenizações para segurados da terceira idade.
É possível encontrar companhias de seguro que não oferecem seguro de vida para idoso a partir de 65 anos, outras que chegam até 74 e até os 80 anos.
Portanto, pesquisar as seguradoras é um trabalho importante para encontrar aquelas que atendam à idade do segurado.
Como contratar o seguro de vida para idoso
O primeiro passo é entrar em contato com uma corretora de seguro de vida em Campinas. Ela fará as perguntas que dizem respeito à saúde – histórico médico, doenças pré-existentes, alergias – pois elas determinarão as coberturas possíveis.
Caso haja divergências no futuro, a indenização não será paga – por exemplo, se ficar comprovado que uma doença foi omitida durante a contratação do seguro.
As coberturas do seguro de vida para idosos são várias, o que reforça a necessidade de entender o que o cliente realmente precisa, o que pode ser contratado e solicitar as propostas das seguradoras para o perfil do segurado.
Quais são as coberturas do seguro de vida do idoso?
Coberturas por morte e acidente
- Morte natural;
- Morte acidental;
- Invalidez permanente por acidente;
- Auxílio-funeral: a seguradora ressarce os gastos fúnebres;
- Assistência funeral: a seguradora presta diretamente os serviços fúnebres.
Coberturas por doença
- Invalidez laborativa permanente total por doença;
- Invalidez funcional permanente total por doença;
- Diárias por incapacidade temporária;
- Despesas médico-hospitalares e odontológicas;
- Diária por internação hospitalar;
- Doenças graves: o segurado pode definir doenças específicas.
Além dessas coberturas conhecidas no mundo do seguro, algumas companhias seguradoras oferecem os serviços adicionais – manutenção elétrica e hidráulica, chaveiro, conserto de aparelhos domésticos – como forma de atrair clientes e oferecer mais conforto ao segurado.
Como podemos ver, o universo de opções é grande e o segurado deve avaliar bem quais opções são as que realmente agregarão valor ao seguro, evitando um gasto excessivo com coberturas que não serão usadas.
Quem tem direito ao prêmio de seguro de vida do idoso?
A indenização por morte é paga aos beneficiários escolhidos expressamente pelo segurado e no rateio percentual definido. Essas informações devem estar na apólice de seguro do idoso.
Mas os herdeiros do patrimônio da pessoa têm direito a receber o seguro?
Somente aqueles que forem também os beneficiários do seguro.
Aqui está o motivo de muita confusão, pois é comum considerar que o seguro de vida para idoso é um direito por herança, o que não é verdade. O seguro de vida não tem relação alguma com herança e não é incluído em inventário.
Como exemplo, se um segurado tiver uma esposa e três filhos e apenas a esposa estiver na apólice, ela receberá 100% do valor do seguro.
Caso não haja beneficiários na apólice – isso é bastante comum – a indenização fará parte do inventário para que seja partilhado entre os herdeiros declarados.
Quanto custa o seguro de vida para idoso
Assim como acontece com um seguro automotivo ou um seguro saúde, o valor do seguro para a pessoa idosa vai variar conforme uma série de informações que serão prestadas no momento de cotar o seguro de vida idoso.
Essas condições variam entre as companhias de seguro, mas a idade, o histórico médico e a ocupação ou a condição de aposentado e são as três principais premissas para definir o custo do seguro de vida para idoso.
A idade tem o peso maior na equação, pois as seguradoras entendem que a possibilidade de incidência dos sinistros aumenta com o avanço da idade.
Por uma questão natural, estatisticamente as chances de indenização por morte, doenças graves ou acidentes é maior em um espaço de tempo menor, além das despesas médicas crescentes.
Portanto, é fundamental fazer várias pesquisas de seguradoras para encontrar aquela que entrega não só o menor custo mensal, mas também a melhor relação de custo e benefício – mais coberturas e com prêmios maiores.
Uma corretora de seguros de vida em Campinas é a parceria ideal para obter diversas propostas, fazer as comparações de coberturas e escolher com mais confiança.
A seguradora pode recusar um acionamento de seguro de vida para idoso
Sim, a seguradora pode recusar o pagamento da indenização do seguro de uma pessoa idosa, mas esse é um procedimento que pode acontecer com todos os tipos de seguro.
Os principais motivos da recusa costumam ser a omissão de algumas informações ao longo do tempo de vigência do seguro ou novos dados que podem descaracterizar o sinistro.
No caso do seguro para pessoas idosas, a recusa pode acontecer em diversos casos, entre eles:
- Doenças pré-existentes não declaradas na compra do seguro;
- Atividades de risco não informadas;
- Suicídio antes de dois anos completos do seguro;
- Exposição à radiação nuclear;
- Intoxicação alimentar;
- Intoxicação medicamentosa, se não for provado que a medicação era prescrita por médico;
- Lesões por esforços repetitivos, traumas continuados.
A recomendação para o segurado idoso é a mesma que é dada para as demais pessoas: prestar todas as informações, na contratação do seguro e sempre atualizar ao longo da vigência.
Isso é fundamental para o segurado não ser surpreendido por uma indenização negada justamente no momento em que ele mais precisa!
Vale a pena fazer seguro de vida para idoso?
Ter um seguro de vida na terceira idade representa uma tranquilidade maior diante de fatos com maior probabilidade de ocorrer – uma invalidez ou uma doença grave. Contar com uma reserva de valor fará toda a diferença para manter a qualidade de vida.
Além disso, o segurado garantirá que a sua família não ficará desamparada após a morte e poderá usar a indenização para preencher a lacuna financeira deixada pelo ente querido.
Portanto, o seguro de vida para idosos é um cuidado material essencial e também uma declaração de amor e cuidado com as pessoas que ficam.
Uma corretora de seguros experiente como a Giovanibruno pode apresentar as propostas das maiores seguradoras do país para você escolher o melhor seguro para idoso e viver mais tranquilo!
Quer mais informação sobre o mercado de seguros?
Veja mais conteúdos de qualidade em nosso blog!
A Giovanibruno Seguros é a sua corretora de seguro em Campinas e para o Brasil com mais de 40 anos de existência.
Garantia de um futuro seguro