O que é sinistro de veículo: 10 informações que você precisa saber
Você sabe o que é sinistro ou mesmo como ele funciona? Para aqueles que possuem um veículo, ficar atento quanto a essa questão é algo essencial.
Se você está em busca de uma corretora de seguros, é essencial entender todos os aspectos que permeiam esse assunto.
Sendo assim, saber o que é sinistro é um dos entendimentos indispensáveis. Ainda que seja um termo um tanto quanto comum de se ouvir, nem todos o compreendem da maneira correta.
Então, para saber o que é sinistro de veículo, é só continuar a sua leitura nos próximos parágrafos que iremos falar tudo o que precisa saber sobre esse tema. Sem mais delongas, vamos ao que realmente importa!
O que é sinistro no documento?
Segundo a cartilha da Superintendência de Seguros Privados (SUSEP), a definição de sinistro é:
A ocorrência do risco coberto, durante o período de vigência do plano de seguro.
Ou seja, ao falarmos sobre o que é sinistro, podemos afirmar que é quando existe alguma ocorrência ou evento que ocasiona em algum prejuízo ou avaria a algum bem assegurado.
No caso do sinistro de carro, o bem se refere ao veículo em questão.
Sendo assim, se porventura acontecer algum acidente ou imprevisto, desde que esteja especificado na apólice, o seguro fará o pagamento de indenização.
Mas, se ocorrer algum acidente do qual não esteja listado no contrato do seguro, não poderíamos considerar isso como sendo um sinistro.
Essa é uma das razões pelas quais é de fundamental importância ler todo o contrato, na íntegra, e tirar todas as suas dúvidas com a corretora de seguros ou a própria seguradora.
Como funciona o processo de sinistro?
Agora que já sabe o que é sinistro, deve-se ter o entendimento de como é todo o funcionamento do processo em si.
Entretanto, apenas tenha em mente que isso pode variar de acordo com a seguradora e o tipo de cobertura que contratou.
Mas, falando de forma geral, o processo de um sinistro costuma se decorrer da seguinte maneira:
1. Comunicação do sinistro
O primeiro passo é informar à seguradora sobre o ocorrido, o mais rápido possível. Geralmente, isso pode ser feito por telefone, aplicativo ou pela internet.
Procure fornecer todas as informações necessárias sobre o evento, como data, hora, local, descrição dos danos, entre outros.
2. Avaliação do sinistro
Após receber a comunicação, a seguradora designa um profissional para avaliar os danos ao veículo e verificar se o sinistro está coberto pelo contrato de seguro.
Essa avaliação pode ser feita no local do acidente ou em uma oficina que tenha a autorização.
3. Documentação
Em seguida, o segurado deve fornecer à seguradora toda a documentação necessária para a abertura do processo de sinistro.
Os documentos também podem variar de acordo com a situação, mas, no geral, envolvem os seguintes:
- Boletim de ocorrência;
- Carteira de habilitação;
- Documentos do veículo;
- Documentos do seguro, entre outros.
4. Autorização para reparo
Caso o sinistro seja coberto pelo contrato de seguro, a seguradora autoriza o reparo do veículo em uma oficina autorizada.
Mas, a depender da seguradora, o segurado pode escolher a oficina de sua preferência ou utilizar uma oficina indicada pela própria seguradora.
5. Reparo do veículo
O sinistro seguro deve realizar os reparos necessários no veículo e emite um laudo técnico com as informações sobre os serviços realizados e os custos envolvidos.
6. Liberação do veículo
Após a realização dos reparos, deve-se liberar o veículo pela oficina autorizada e devolvido ao segurado.
7. Pagamento do sinistro
Por fim, a seguradora realiza o pagamento dos valores previstos no contrato de seguro, como os custos dos reparos e as indenizações por danos a terceiros, se for o caso.
Devemos ressaltar que cada seguradora pode ter procedimentos e prazos diferentes para o processo de sinistro.
Por isso, recomenda-se que o segurado leia atentamente o contrato de seguro e siga as orientações fornecidas pela seguradora.
Como saber se o carro tem sinistro?
Existem algumas formas bem práticas e simples para se descobrir se um determinado carro tem sinistro. Dentre essas formas, mencionamos as seguintes:
Consulte a documentação
O primeiro passo é verificar a documentação do carro. Essa é a forma mais simples, prática e efetiva para descobrir se um carro tem sinistro.
Se o carro tiver sido envolvido em um acidente e o proprietário fez um reparo, provavelmente há um registro desse reparo no documento.
Você pode solicitar uma cópia do documento para confirmar se houve reparos significativos.
Verifique o histórico do veículo
Verificar o histórico do veículo é uma das melhores maneiras de descobrir se o carro tem sinistro.
O mais interessante é que existem várias empresas que fornecem relatórios de histórico do veículo, como o Renavam e o Detran, que podem informar se o carro sofreu danos significativos em acidentes anteriores.
Verifique a aparência do carro
Pode não ser uma forma tão eficaz, mas às vezes pode sim funcionar. Você também pode verificar a aparência do carro em busca de sinais de reparos anteriores.
Por exemplo, a pintura do carro pode parecer diferente em algumas áreas, e as peças do carro podem parecer diferentes ou desalinhadas.
Se o veículo em questão passou por algum acidente, é bem provável que ainda existam marcas no carro, certo? Pessoas com um olhar mais clínico podem notar essas imperfeições.
Peça a opinião de um profissional
Se você ainda tiver dúvidas sobre o histórico do carro, pode solicitar a opinião de um profissional, como um mecânico ou um especialista em colisões.
Eles podem examinar o carro em busca de sinais de reparos anteriores ou outros problemas que possam indicar um histórico de sinistros.
Tenha em mente o quão essencial é verificar o histórico do veículo antes de fazer a compra.
Um carro com um histórico de sinistros pode ter problemas ocultos que podem levar a reparos caros ou falhas mecânicas perigosas.
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