Tipos de seguro: conheça os 10 mais usados
Você sabe quais são os tipos de seguro? No artigo de hoje, iremos falar sobre os 10 mais utilizados! Gostou? Então continue a sua leitura.
O que é um seguro?
Em suma, o seguro é um contrato entre uma pessoa ou empresa e uma seguradora que estabelece uma proteção financeira contra certos riscos.
Sendo assim, a pessoa ou empresa paga uma taxa, conhecida como prêmio, para a seguradora, que concorda em compensar perdas financeiras decorrentes de eventos adversos especificados na apólice de seguro.
No entanto, existem muitos tipos de seguro, cada um projetado para proteger contra diferentes tipos de riscos.
Mas, para que você possa entender um pouco melhor sobre isso, nos próximos parágrafos iremos falar sobre os principais tipos de seguro.
10 tipos de seguros e coberturas
Hoje em dia, o mercado oferece uma série de tipos de seguro, os quais têm o intuito de proteger você, sua família ou mesmo o seu patrimônio.
Agora, falando mais especificamente sobre os principais tipos de seguro, podemos mencionar os seguintes:
1. Seguro de vida
Um dos seguros que as pessoas mais procuram é o seguro de vida. Afinal de contas, ele é capaz de garantir uma boa indenização para familiares ou mesmo beneficiários que o titular escolher.
Mas, além do falecimento, esse seguro é capaz de oferecer outras maneiras de assistência e amparo em diversos momentos mais delicados, tais como no caso de invalidez ou doenças.
Isso quer dizer que o seguro de vida acaba sendo um instrumento muito útil, haja vista que é capaz de proteger a sua família.
É claro que a cobertura do seguro de vida pode variar de acordo com seguradora, mas, no geral, os mais comuns são os seguintes:
- Auxílio-funeral;
- Doenças graves ou terminais;
- Gastos médicos;
- Morte acidental ou natural;
- Invalidez permanente total ou parcial etc.
2. Seguro de acidentes pessoais
Esse é um dos tipos de seguro mais adequado para garantir a integridade física de um determinado indivíduo.
Sendo assim, acaba sendo um dos melhores tipos de seguro para aqueles que correm riscos constantes em seu dia a dia, por exemplo.
A grande diferença entre ele e o seguro de vida é que, na grande maioria das vezes, esse tipo de seguro não costuma cobrir morte natural, apenas acidental.
Ou seja, ele pode se tornar mais adequado para os mais jovens, que costumam se expor a certos riscos em seu cotidiano.
Um grande exemplo disso são aqueles que ficam muito tempo na estrada.
Agora, falando sobre os principais tipos de cobertura do seguro de acidentes pessoais, podemos mencionar os seguintes:
- Auxílio-funeral;
- Invalidez permanente total ou parcial devido acidente;
- Gastos médicos;
- Internação hospitalar etc.
3. Seguro saúde
No que se refere ao seguro saúde, ele costuma ser uma alternativa mais acessível ao plano de saúde. Afinal de contas, ele é capaz de garantir uma assistência médica no caso de alguma urgência.
Mas, como existem diversas empresas que oferecem esse seguro, pode ser interessante procurar por uma corretora de seguros, de modo a encontrar uma que seja mais adequada ao seu perfil.
Esse é um dos tipos de seguro que, ao invés de pagar um valor mensal, basta contratar e pagar uma franquia quando for usar os serviços médicos.
Agora, no que se refere às principais coberturas do seguro saúde, podemos mencionar os seguintes:
- Serviços ambulatoriais;
- Pré-natal e obstetrícia;
- Terapia;
- Internação;
- Consultas e exames etc.
4. Seguro de veículos
Não há como negar que os veículos costumam estar sempre expostos a riscos de acidentes, avarias ou até mesmo furtos, certo?
Então, nada mais adequado do que existir um seguro de veículos para contornar esses possíveis problemas que possam vir a acontecer.
Inclusive, esse é um dos tipos de seguro mais populares, até mesmo porque ele é indispensável para aqueles que possuem veículos.
Esse seguro visa proteger carros e motos de possíveis intempéries que possam vir a acontecer, como furtos, roubos, acidentes e danos em geral.
Mas, hoje em dia, já é possível personalizar as coberturas dos seguros de automóveis, optando por serviços úteis, como troca de pneu, chaveiro, reboque, guincho, reparos mecânicos etc.
Agora, falando sobre as principais coberturas do seguro de veículo, podemos mencionar os seguintes:
- Danos ocasionados a terceiros;
- Roubo ou furto do veículo ou partes dele;
- Acidentes etc.
5. Seguro residencial
O seguro residencial também é bastante conhecido, afinal de contas, ele visa proteger não só a estrutura do imóvel, como também os bens dentro da casa.
Além disso, diversas pessoas costumam procurar por esse tipo de seguro para que possam ter acesso a serviços de reparos.
Mas, a depender do tipo de seguro que você optar, é possível adicionar itens como sistemas de segurança, assistência para pets, cuidadores de idosos e crianças etc.
Dentre as principais coberturas do seguro residencial, podemos citar os seguintes:
- Quebra de vidros;
- Roubo ou furto de bens da residência;
- Danos estruturais e também no sistema hidráulico e elétrico;
- Alagamento, explosão, incêndio, fumaça etc.;
- Danos em decorrência de fenômenos climáticos e naturais, etc.
6. Seguro viagem
Agora, no que se refere ao seguro viagem, não há como negar o quão indispensável ele é para as pessoas que irão fazer alguma viagem.
Afinal de contas, ele é capaz de oferecer muito mais segurança durante o momento que está fora da sua localização habitual.
Em suma, esse é um dos tipos de seguro que visa proteger aqueles que viajam a trabalho ou a lazer. No geral, ele costuma cobrir questões de saúde, problemas na viagem etc.
Ainda é possível optar por alguns serviços personalizáveis, como telemedicina, assistência para pets, assistência funeral, indenização por extravio de bagagens etc.
Mas, no que se refere às principais coberturas do seguro residencial, podemos mencionar os seguintes:
- Medicamentos;
- Alimentação e hospedagem;
- Traslados;
- Extravio ou bagagem atrasada;
- Invalidez permanente por acidente;
- Assistência médica e odontológica etc.
7. Seguro patrimonial
O seguro patrimonial é ideal para aqueles que querem proteger o seu negócio e bens que possuem algum valor agregado.
Ou seja, esse é um dos tipos de seguro que costumam cobrir danos e roubos de estabelecimentos como restaurantes, escritórios, galpões, indústrias etc.
Mas, na grande maioria das vezes, esse seguro costuma ser mais caro, sendo mais adequado para empresas.
Entretanto, junto ao seguro patrimonial, ainda é possível adicionar serviços como mão de obra, segurança, assistência predial, limpeza, suporte técnico etc.
8. Seguro de equipamentos
Trata-se de um seguro ideal para equipamentos pessoais que possuem um valor mais elevado. Ou seja, ele é essencial para evitar prejuízos financeiros em caso de acidentes.
Nos dias de hoje, é perfeitamente possível encontrar seguros para computadores, tablets, smartphones, câmeras, instrumentos musicais, equipamento de áudio etc.
Essa é uma excelente alternativa para proteger o seu equipamento, evitando prejuízos financeiros exacerbados.
Em relação aos principais tipos de coberturas que o seguro de equipamentos costuma cobrir, citamos:
- Oxidação do aparelho;
- Roubo ou furto;
- Quebra acidental;
- Derramamento de líquidos etc.
9. Seguro de empréstimo
O seguro empréstimo, como o próprio nome já sugere, é um dos tipos de seguro que visa garantir o pagamento de dívidas.
O seu intuito é evitar problemas caso ocorra algum imprevisto e, por conta disso, não consiga arcar com alguma prestação.
Dentre as coberturas do seguro de empréstimo, mencionamos:
- Morte acidental ou natural;
- Demissão sem justa causa;
- Perda de renda etc.
10. Seguro de cartão de crédito
Por fim, em relação ao seguro de cartão de crédito, ele é mais adequado para proteger todos os clientes de possíveis golpes financeiros.
Sendo assim, se porventura tiver o cartão clonado ou roubado, a seguradora irá se responsabilizar por todos os gastos que são indevidos.
Precisando fazer um seguro? Conte com a Giovanibruno Seguros, são mais de 40 anos de experiência e é a sua corretora de seguros em Campinas e no Brasil.
Garantia de um futuro seguro