Como funciona um carro elétrico: tudo que você precisa saber
À medida que o tempo passa, maior é o número de modelos de carros elétricos que estão aparecendo, ocupando um importante espaço dentro do mercado de automóveis no Brasil.
Inclusive, de acordo com os dados da Associação Brasileiro do Veículo Elétrico (ABVE), apenas no primeiro semestre de 2020, vendeu-se mais de 7 mil carros eletrificados.
E, como a tendência é que esse número aumente cada vez mais, é normal com que as pessoas passem a se perguntar sobre como funciona um carro elétrico.
Isso vem se tornando ainda mais real porque diversas cidades estão com incentivos para a compra de carros elétricos. Como tendência mundial, é uma questão de tempo para a maioria dos carros em circulação serem elétricos!
A cidade de São Paulo, por exemplo, oferece um desconto de 50% no IPVA para quem tem um carro híbrido ou elétrico.
Fora isso, também ficam isentos de ter que participar do rodízio municipal. Então, se você quer aprender como funciona um carro elétrico, é só continuar nesse artigo que iremos falar a respeito.
Como funciona um carro elétrico?
Como o próprio nome sugere, o carro elétrico funciona por meio de uma corrente elétrica, e não por conta da queima de combustível fóssil.
No entanto, esse é um mecanismo que depende de quatro componentes básicos, sendo eles:
- Bateria;
- Inversor;
- Motor de indução;
- Sistema de recuperação de energia.
A bateria é recarregável, sendo que é capaz de armazenar energia elétrica, responsável por fazer o carro funcionar.
Por sua vez, o inversor deve converter a corrente elétrica contínua em corrente alternada. Feito isso, leva até o motor de indução.
Dessa forma, a eletricidade irá acionar os mecanismo do motor, fazendo com que as rodas girem e se movam.
Como não há queima de combustível, o carro não irá emitir qualquer tipo de incômodo sonoro, tampouco gera poluentes.
Além disso, como o mecanismo do motor irá sofrer menos atrito, isso permite com que a energia seja mais bem aproveitada.
Ou seja, faz com que a aceleração do carro se torne muito mais leve, facilitando ainda mais a sua condução.
Nesse contexto, o sistema de recuperação de energia irá surgir com uma grande vantagem econômica e adicional.
No carro comum, ao frear, essa energia é desperdiçada em forma de calor. Mas, em um veículo elétrico, essa energia irá retornar para a bateria, em forma de eletricidade.
Dúvidas sobre como funciona um carro elétrico
Agora que você entendeu um pouco de como funciona um carro elétrico, com certeza você deve ter algumas dúvidas sobre o assunto, o que é normal.
Por isso, nos tópicos seguintes, iremos responder as principais.
Carro elétrico precisa de seguro?
Por mais que o carro elétrico tenha um funcionamento diferente, sim, com certeza eles também precisam de seguro. Afinal de contas, eles estão suscetíveis a praticamente todos os problemas de um automóvel comum, bem como;
- Pane elétrica;
- Colisões;
- Falha de software, etc.
Então, para não ficar na mão se porventura ocorrer um desses problemas, é essencial procurar por uma conceituada corretora de seguros e investir em um seguro para carro elétrico.
Como funciona a recarga do carro elétrico?
Como o próprio nome indica, o carro elétrico precisa de recarga energética para que possa funcionar, bem parecido com a bateria de um celular.
De acordo com a CPFL, esse tipo de veículo não requer mais energia que um chuveiro ligado durante o mesmo tempo, por exemplo.
No entanto, por mais que tenha essa característica, não necessariamente você deve carregar na tomada de casa, haja vista que a potência da rede doméstica é bem mais baixa que a de postos.
Sendo assim, tenha em mente que carregar o carro em casa irá demorar muito mais horas que um posto que é exclusivo para isso.
Ademais, o equipamento da recarga exige uma rede elétrica que tenha aterramento funcional, isto é, que um pino da tomada não seja apenas um guia para os outros dois.
Sabendo disso, antes de comprar o carro elétrico, você pode consultar um especialista para que ele faça uma análise da sua rede doméstica, e assim faça as adaptações necessárias.
Quanto tempo leva para carregar as baterias?
Isso vai depender da forma com que se carrega a bateria. Caso faça algumas adaptações em casa, a fim de carregar o veículo em sua residência, a bateria irá chegar aos 100% dentro de 8h a 12h, a depender do modelo do veículo também.
No entanto, é possível acelerar esse processo por meio de um kit de carga rápida, o qual é vendido como um acessório para esse tipo veículo.
Inclusive, nesse caso, a própria fabricante costuma fazer a instalação, fazendo com que o tempo de recarga caia pela metade.
Fora isso, em locais especializados, como os postos de recarga, a bateria pode chegar até os 80% em cerca de 2 horas, mais ou menos.
A bateria fica viciada?
Essa é uma dúvida que surgiu principalmente por conta dos celulares mais antigos. No entanto, as baterias dos carros elétricos são de íon de lítio, fazendo com que elas não tenham o chamado “efeito memória”.
Na verdade, um banco de baterias possui diversos módulos, e o que pode ocorrer é que, se um estiver menos eficiente que outro, o sistema irá balancear as células, a fim de equilibrar a carga.
Essa é uma das razões do porquê os carros chegam aos 80% bem rápidos e, depois, costumam demorar mais para chegar até os 100%.
Posso andar com carro elétrico na chuva?
É claro que, bem como os carros convencionais, o ideal seria evitar trechos que possuam muita água, em que esteja acima da metade da roda, em especial.
Mas, caso não tenha outra solução, saiba que o carro elétrico leva mais vantagem, uma vez que não tem escapamento. Ou seja, ele não aspira água.
Além disso, todo o conjunto de baterias é selado e à prova de infiltrações. Esses veículos ainda possuem um dispositivo que corta a corrente caso haja acidentes ou quando percebe a entrada de água.
Agora que você já sabe como funciona um carro elétrico, que tal aprender sobre outros assuntos em nosso blog?
Garantia de um futuro seguro