Embreagem remanufaturada ou embreagem recondicionada: Qual é melhor?
Por mais que possam oferecer garantia e preços até 40% menores que as peças novas, muitas pessoas ainda confundem embreagem remanufaturada com embreagem recondicionada.
Em vista disso, não é raro encontrar motoristas que evitam devido à falta de clareza nas informações. No entanto, a verdade é que há grandes diferenças entre ambas.
Inclusive, a embreagem remanufaturada, por exemplo, costuma ser uma ótima alternativa para aqueles que querem economizar.
Então, se você quer entender melhor sobre esse assunto, é só continuar nesse artigo que iremos falar tudo a respeito desse assunto. Sem mais delongas, vamos ao que importa!
O que é embreagem?
A embreagem faz parte do sistema de transmissão do veículo, sendo a responsável por transferir toda a força do motor para a caixa de câmbio.
Assim, faz com que a força chegue até as rodas do veículo, algo que acaba por diminuir o impacto. É devido à embreagem que a troca de velocidades da caixa de câmbio ocorre de maneira suave.
Por consequência, o desgaste da caixa de câmbio e do motor diminui de forma drástica. A embreagem fica entre o volante do motor e a caixa de câmbio, sendo que é composta por três peças principais:
- Disco;
- Platô;
- Rolamento.
O que é uma embreagem recondicionada?
A embreagem recondicionada nada mais é do que a peça que passa por alguns pequenos ajustes e reparos.
Sendo assim, devido a esses ajustes, ela pode voltar a funcionar normalmente. No entanto, muitas delas tendem a funcionar por um período abaixo, se comparado com a peça nova.
A embreagem recondicionada pode passar por alguns processos de soldagens, apertos ou mesmo substituição de itens.
Por conta disso, a embreagem recondicionada tem um custo bem menor para o consumidor, mas não tem a mesma durabilidade e qualidade que uma peça nova.
Essas peças podem durar desde 6 a 1 ano, mas não há garantia. Por isso, acaba sendo uma questão pessoal de cada consumidor.
O que é uma embreagem remanufaturada?
Agora, em relação à embreagem remanufaturada, é quando o próprio fabricante refaz a peça, o que lhe dá mais garantias.
No caso da embreagem remanufaturada, quer dizer que o fabricante irá substituir todas as peças que estão quebradas, com visíveis desgastes e defeitos.
Dessa forma, na grande maioria das vezes, a embreagem remanufaturada é a melhor alternativa, haja vista que você tem maior garantia.
No entanto, tenha em mente que nenhuma das duas alternativas são peças novas. Então, leve isso em consideração ao comprar a peça.
Mas nada é igual a uma peça nova, não é mesmo? Principalmente falando de uma peça de extrema importância para o bom funcionamento do motor e do veículo como todo.
Quais as principais vantagens de uma embreagem remanufaturada?
Outra coisa que você precisa saber a respeito desse assunto é em relação às vantagens que a embreagem remanufaturada é capaz de oferecer.
Dentre as principais vantagens, citamos as seguintes:
- Redução de manutenção emergencial;
- Maior disponibilidade do caminhão;
- Garantia do fabricante;
- Mesma qualidade que peça nova;
- Redução de dano ao meio ambiente
Sendo assim, se formos comparar com a embreagem recondicionada, não há dúvidas de que ela oferece muito mais vantagens.
Como aumentar a vida útil da embreagem?
Independente de você comprar uma embreagem remanufaturada ou embreagem recondicionada, a verdade é que você deve ter alguns cuidados para garantir uma vida útil longa.
Mesmo as peças novas estão sujeitas a algum tipo de desgaste e problemas. Por isso, para não ficar de mãos atadas, é ideal procurar uma boa corretora de seguros e investir em seguro veicular.
Dessa forma, se porventura ocorrer algum problema, você terá como solicitar auxílio. Agora, dentre algumas das práticas que podem aumentar a vida útil da embreagem, citamos as seguintes:
1. Não fique com o pé apoiado no pedal
Essa é uma atitude muito comum entre os motoristas, mas que é uma das práticas mais prejudiciais, já que causa grandes danos ao sistema.
O ideal é apenas acionar a embreagem ao trocar de marcha. Usar o pedal como um descanso para o pé apenas irá aumentar o atrito entre o platô, disco e o volante do motor.
Assim, irá aumentar a temperatura e reduzir a durabilidade de todos esses componentes.
2. Evite trocas ríspidas de marcha
Outra atitude comum é trocar de marcha dentro de um curto espaço de tempo. Se você de fato quer preservar o carro, esqueça isso.
O ideal é manter a rotação do motor em uma faixa moderada e, então, fazer a troca de marcha com calma. Caso seja necessário, desengate e use os freios.
3. Use o freio de mão corretamente
Diversas pessoas costumam usar a embreagem e o acelerador para evitar que o carro volte de ré em uma rua inclinada.
Isso ocorre porque acreditam que acionar o freio de mão nessa situação é algo incorreto, mas não é. Usar a embreagem nesse caso pode desgastar o disco.
4. Sincronize o acelerador e a embreagem
Acelerar além do que é necessário também é outra prática que é prejudicial para a embreagem. Isso ocorre porque irá superaquecer a embreagem, desgastando outras peças do sistema de transmissão, como as juntas homocinéticas.
Então, em especial nas saídas, evite ao máximo elevar a rotação e arrancar como se estivesse em um “racha”.
5. Siga as informações do manual
Ao comprar um veículo, ele vem com um manual. Ainda que a grande maioria das pessoas não leia, há diversas informações relevantes sobre as trocas e ajustes para cada quilometragem.
Portanto, respeitar todo esse roteiro é vital, em especial se não quer ser surpreendido por alguma quebra de peça.
6. Cuidado com os automatizados
Se você tem um carro nesse modelo, tenha em mente que o sistema usa praticamente todas as peças de um câmbio mecânico, mas a grande diferença é o gasto na oficina.
Afinal de contas, um kit de embreagem pode custar até o dobro da versão que possuam trocas automáticas.
Por isso, siga todas as dicas aqui descritas, além de seguir todo o manual do seu carro com atenção, a fim de evitar prejuízos.
Quer mais informações sobre o mundo do mercado de automóveis e seguros?
Veja mais conteúdos de qualidade em nosso blog!
A Giovanibruno Seguros tem mais de 40 anos de experiência e é a sua corretora de seguros em Campinas e no Brasil.
Garantia de um futuro seguro