Revisão do carro para viajar: veja 6 itens de segurança para se preocupar
Se você vai viajar de carro, é preciso ficar atento em relação a segurança de todas as pessoas, haja vista que a vida delas, de certa forma, estão em suas mãos.
Por isso, é preciso fazer uma revisão do carro para viajar, a fim de assegurar que não irá ocorrer nenhum acidente na estrada.
Mas o que exatamente levar em consideração ao fazer a revisão do carro para viajar? É sobre isso que iremos falar a seguir.
Revisão do carro para viajar: o que preciso me preocupar?
Antes de colocar o carro na estrada, você precisa ter a garantia de que todas as peças estão seguras para aguentar todo o trajeto.
Em vista disso, alguns dias antes de fazer a viagem você precisa fazer uma revisão veicular e, durante esse processo, precisa avaliar alguns itens em específico.
No entanto, uma outra coisa que não podemos deixar de falar é a respeito da importância de ter um seguro veicular.
Afinal de contas, ainda que você faça a revisão do carro, acidentes na pista podem acontecer, fazendo com que você precise de ajuda.
Então, por mais que você tome todos os cuidados com os itens do carro, não deixe de fazer um seguro, para garantir ainda mais comodidade e segurança para a sua viagem.
Dito isso, em relação a revisão do carro, você precisa se atentar em:
1. Revisão do óleo
Uma das principais coisas que você precisa se atentar é em fazer a revisão do óleo. Verifique se já não está perto de trocar.
No entanto, essa também pode ser uma questão matemática. O ideal é trocar o óleo do carro a cada 10 mil quilômetros, mas vamos supor que ainda faltam 400.
Mas, se você irá fazer uma viagem de 600 quilômetros de ida e mais 600 de volta, ao total seriam 1.200 km de estrada.
Ao somar os 9.600 com esses 1.200, o total será de 10.800. Sendo assim, é melhor fazer a troca do óleo antes de viajar, certo?
Afinal de contas, é bem melhor fazer a troca em uma mecânica que seja de sua confiança do que ter de fazer isso no meio da estrada, em um local desconhecido.
Além disso, rodar mais alguns quilômetros sem fazer a troca acaba sendo bem prejudicial ao motor, haja vista que ele pode fundir.
Portanto, quando for planejar a sua viagem, não deixe de averiguar a quantidade de quilometragem que irá fazer, e isso inclui os passeios que pretende fazer com o automóvel.
2. Troca de filtro
Ao trocar o óleo, aproveite o embalo e já troque o filtro. No entanto, há alguns carros que o ideal é fazer a troca do filtro apenas a cada duas trocas de óleo, mas nem sempre isso é viável.
Se for possível, troque o filtro assim que for fazer a troca de óleo. É verdade que isso pode fazer com que você gaste um pouco mais, mas com certeza irá valer a pena.
Dizemos isso porque toda a impureza do motor fica no filtro e, caso ele permaneça sujo, vai sujar todo o óleo que acabou de colocar.
E, na prática, usar um filtro sujo vai fazer com que a vida útil do motor seja muito menor, além de elevar demais o consumo do combustível.
3. Revisar a água
Outro revisão do carro para viajar que você precisa fazer é sobre a água, ou “líquido de arrefecimento”. O ideal é que esteja dentro da marca indicada.
No entanto, tenha em mente que alguns carros se utilizam de algum líquido mais específico e, portanto, você precisa avaliar o manual do proprietário para obter essa informação.
Revisar a água é importante porque ela protege todos os componentes metálicos da corrosão, o que vai evitar que se formem incrustações, as quais podem causar superaquecimento do motor.
4. Vazamentos
A verdade é que é bem fácil averiguar se há algum vazamento no carro e, para isso, você deve se atentar à cor do líquido.
Caso haja algum vazamento de líquido de arrefecimento, a cor tende a ser rosa. Mas, se porventura for marrom, indica que está vazando óleo.
Sendo assim, se por acaso você notar alguma mancha, o ideal é avisar o seu mecânico o quanto antes sobre isso, a fim de que ele tome as devidas atitudes.
5. Freios
Não tem como viajar sem garantir que os freios estão ok. Então, nunca deixe de pedir para revisar o sistema de freio.
No entanto, não basta apenas revisar o sistema tradicional, mas também o freio de mão, a fim de garantir máxima segurança na estrada.
Afinal, qualquer falha nos freios do seu carro pode ser perigosa, ainda mais na estrada, onde é comum estar em velocidade mais alta.
6. Direção
Outro item que deve ser objeto de revisão do carro para viajar é a direção, a qual também é uma das coisas que mais merece atenção.
Às vezes, uma simples folga no sistema de direção pode ser o suficiente para que ocorra algum acidente. Então, nunca esqueça de pedir essa revisão também.
7. Pneus e estepe
Averiguar pneus e estepe também é importante antes de qualquer viagem. Então, verifique se já não está na hora de trocar os pneus.
Procure sempre observar se eles não estão muito gastos ou com poucos sulcos. Além disso, nunca esqueça de olhar o estepe, pois pode ser necessário utilizá-lo na viagem.
No entanto, você também não pode esquecer de calibrar tanto o pneu quanto o estepe, sendo que esse é um detalhe que muita gente esquece.
Porém, tenha em mente que é de grande importância ter um pneu de qualidade no estepe, haja vista que muitas pessoas colocam um que já está gasto.
Nesse caso, se porventura precisar usar, o nível de segurança não será o mesmo, já que o estepe não está em boas condições.
Agora, se você tem alguma dúvida sobre a calibragem de pneus, basta averiguar a quantidade de libras ideal para o seu carro, que fica no manual do proprietário.
8. Geometria e balanceamento
A geometria e o balanceamento também são importantes na hora de fazer a revisão do carro para viajar. Afinal, ele evita que o veículo fique puxando para alguma direção.
Fora isso, esse tipo de revisão irá fazer com que o pneu não seja gasto de forma irregular, além de melhorar a economia de combustível.
Quer mais informações sobre o mundo do mercado de automóveis e seguros?
Veja mais conteúdos de qualidade em nosso blog!
A Giovanibruno Seguros tem mais de 40 anos de experiência e é a sua corretora de seguros em Campinas e no Brasil.
Garantia de um futuro seguro