Segurança residencial: como se proteger?
A segurança residencial é um assunto de grande importância para todos os proprietários de casas e apartamentos.
Afinal de contas, todas são as pessoas que querem se sentir devidamente seguras dentro de sua residência, certo?
Mas, levando em consideração as constantes ondas de violência ou furto, essa realidade parece estar cada vez mais distante.
Sendo assim, acaba sendo necessário saber como se proteger e garantir a segurança residencial. Por isso, no artigo de hoje, falaremos um pouco mais sobre esse assunto. Sem mais delongas, vamos ao que importa!
Como ter segurança residencial?
Na verdade, existem diversas maneiras de manter a segurança residencial. Mas, dentre algumas das nossas dicas, podemos mencionar as seguintes:
Contrate um seguro de casa
A primeira dica não poderia ser outra. Afinal de contas, o seguro de residência é a melhor maneira de ter a certeza de que o seu imóvel estará seguro.
No entanto, se porventura acontecer algum imprevisto, você poderá se manter tranquilo, haja vista que poderá contar com os respaldos descritos na apólice.
O mais interessante a respeito do seguro para residência é o fato de que você pode personalizá-lo de acordo com as suas necessidades.
Sendo assim, a nossa dica para aqueles que prezam pela segurança residencial é justamente procurar por uma corretora de seguro e encontrar a melhor opção!
Mantenha a residência iluminada
Outra dica para manter a sua casa segura é ter um certo zelo em relação a iluminação da sua residência. Afinal de contas, essa é uma das maneiras de afastar a intenção de possíveis invasores.
Dizemos isso porque a iluminação acaba dificultando o êxito de suas ações. Nesse sentido, a nossa dica é apostar na instalação de luzes fortes na entrada, já que aumenta a visibilidade.
Instale equipamentos de segurança
Outro cuidado que todo mundo deve ter quando se fala em segurança residencial, é a respeito da necessidade de instalar equipamentos de segurança.
Até mesmo porque, a depender do equipamento que você investir, ele pode se integrar ao sistema da polícia.
Então, se porventura os sistemas notarem algum sinal ou movimento suspeito, ele acaba por disparar um alarme, acionando não só a atenção dos moradores, como também das autoridades.
Além disso, em relação aos sensores de presença, eles são ótimas escolhas para o acendimento automático das luzes.
Dessa forma, dá a entender que tem alguém em casa, algo que pode inibir a ação de algumas pessoas má intencionadas.
Uma outra dica sobre a instalação de equipamentos de segurança é a respeito das travas de segurança. Elas são fundamentais para poder garantir o reforço dos portões e portas, por exemplo.
O mais legal é sobre a possibilidade de instalar as travas de segurança em portões e portas de diferentes ambientes, tanto internos quanto externos.
Cuidado com as informações que disponibiliza nas redes sociais
É verdade que estamos vivendo a era da tecnologia, mas isso não quer dizer que você precisa postar tudo nas redes sociais.
Hoje em dia, existem pessoas má intencionadas em todos os lugares, inclusive no âmbito digital. Por isso, deve-se ter um cuidado redobrado com aquilo que posta nas redes.
É muito fácil um criminoso pesquisar sobre as suas vulnerabilidades ou até mesmo da sua residência apenas pelas coisas que você posta.
Além do mais, ele ainda pode colher informações a respeito da sua rotina, para saber em quais horários você não está em casa, por exemplo.
É claro que isso não quer dizer que você não pode publicar nada sobre o seu dia a dia, mas procure ter alguns cuidados.
Evite expor dados mais sensíveis, como o seu endereço, localidade próxima ou até mesmo possíveis itens de valor agregado, por exemplo.
Crie hábitos de segurança
Outro ponto fundamental para a segurança residencial é sobre a importância de criar alguns hábitos de checklist, por assim dizer.
Antes de sair de casa, confira se não há alguma movimentação fora do padrão do lado de fora, por exemplo, ou mesmo tenha a certeza de que todas as janelas e portas estão fechadas.
Mas, acima de tudo, veja se todos os alarmes estão acionados, tanto na parte interna quanto na região externa.
Além disso, se for possível tente deixar os sistemas de gás e eletricidade desligados, de modo a evitar acidentes.
Tenha uma relação amigável com seus vizinhos
A verdade é que manter uma certa relação amistosa com a sua vizinhança é uma maneira bem simples, mas muito eficaz, de manter a segurança da sua casa.
Quando se tem uma boa relação, os seus próprios vizinhos podem ajudar na segurança geral do bairro, por assim dizer.
Inclusive, torna-se possível dividir os custos com os serviços de segurança, também, algo que reduz o gasto para cada um dos moradores.
Contrate uma empresa de segurança residencial
Se você quer garantir a segurança residencial, que tal ir em busca de uma empresa que é especializada nisso?
Você pode procurar por uma seguradora que seja eficiente naquilo em que se propõe, oferecendo serviços que de fato sejam relevantes.
No geral, as empresas de vigilância e segurança são capazes de realizar serviços que vão desde rondas até inspeção de segurança.
Dessa forma, torna-se possível identificar as possíveis vulnerabilidades de um determinado local e tomar medidas para resolver a situação.
Além disso, há empresas que fazem o controle de pessoas e veículos, também, de modo a evitar com que alguma pessoa desconhecida entre em sua residência.
Não esconda suas chaves fora da casa
Um erro bastante comum que muitas pessoas têm é a tentativa de esconder as chaves fora de casa, mas isso é algo extremamente arriscado.
É fácil para um intruso encontrar uma chave escondida e entrar na casa. Em vez disso, considere deixar uma chave com um vizinho de confiança ou usar um cofre para chaves.
Eduque os familiares sobre segurança residencial
Também não há como falar sobre segurança residencial e não deixar de mencionar sobre a necessidade de deixar a sua família devidamente instruída.
Tenha a certeza de que todos os membros da família estejam cientes das medidas de segurança que foram tomadas e saibam como agir em caso de emergências.
Precisando fazer um seguro? Conte com a Giovanibruno Seguros, são mais de 40 anos de experiência e é a sua corretora de seguros em Campinas e no Brasil.
Garantia de um futuro seguro