Seguro auto pay per use: você sabe o que é?
Você já ouviu falar a respeito de seguro auto pay per use? A verdade é que essa vem se tornando uma alternativa cada vez mais atrativa, haja vista que costuma ser um pouco mais econômica.
Esse seguro costuma ser muito mais em conta para a grande maioria das pessoas que possuem automóveis, sendo que também se trata de um negócio bastante promissor para aqueles que querem empreender.
Mas, será que o seguro de carro pay per use de fato vale a pena?
Se você quer entender um pouco mais a respeito desse assunto, é só continuar a sua leitura nos parágrafos seguintes.
O que é seguro pay per use?
Em suma, trata-se de algo similar ao seguro auto. Ou seja, o motorista deve pagar um valor fixo todos os meses, mas que deve acrescer um valor que corresponde a quantidade de quilômetros que você rodou durante aquele período.
Além do mais, é um formato de seguro onde o condutor pode escolher em quais situações ele quer que o seu veículo fique assegurado.
Para isso, basta ativar no aplicativo, onde ele passa a contar com todas as coberturas que estão em seu perfil.
Uma outra caraterística desse tipo de seguro é o fato de que você pode cancelar literalmente qualquer momento.
E isso acontece porque estamos falando de um seguro mensal, isto é, que se deve renovar a apólice todos os meses.
Dessa forma, vai na contramão de todas as modalidades tradicionais, as quais costumam possuir a renovação anual.
Também não podemos deixar de mencionar que a contração é toda online, e isso inclui a vistoria do veículo.
Sendo assim, o seguro auto pay per use acaba se tornando uma alternativa muito mais cômoda, uma vez que é possível fazer isso no conforto de sua casa.
Como é o funcionamento do seguro pay per use?
Nesse seguro de carro, as empresas adotam uma tecnologia que se chama “telemetria”, a qual tem a capacidade de monitorar, o quanto o carro percorre, isto é, sua quilometragem.
Dessa forma, quando o condutor aciona o seguro, essa tecnologia consegue rastrear todo o trajeto que o veículo percorreu.
Agora, se porventura houver alguma falha na conexão, é possível que o próprio condutor tire uma foto do hodômetro e encaminhe para o próprio app da seguradora.
Uma outra coisa que define o seguro auto pay per use é a facilidade na contratação. Afinal de contas, basta fazer um simples cadastro na seguradora e aguardar a vistoria, pela própria internet.
Para isso, basta que o condutor envie fotos do motor e demais peças. Quando isso acontece, a liberação ocorre em até 48 horas, na grande maioria das vezes.
Assim que faz a contratação, logo no primeiro mês, é preciso pagar o valor fixo da mensalidade. Em seguida, é preciso acrescer a quantia que se refere à quilometragem que rodou durante aquele período.
No primeiro mês, o usuário deve pagar uma mensalidade fixa. Em seguida, deve-se acrescer o valor referente à quilometragem rodada.
Qual é a diferença entre o seguro auto e pay per use?
Antes de cotar seguro de carro, é interessante que você saiba quais são as diferenças entre essas duas modalidades.
A grande diferença entre ambas com certeza é a flexibilidade, uma vez que no caso do seguro pay per use o condutor pode escolher quando irá ativar a cobertura.
Já no seguro auto, a proteção deve seguir ativa durante todo o período em que a apólice estiver em vigência.
Isso quer dizer que acaba se tornando uma alternativa mais adequada para aquelas pessoas que não possuem o costume de dirigir tanto.
Agora, algo que se assemelha entre o seguro mensal de carro e o pay per use é o fato de que, na contratação, é preciso pagar um valor de franquia, caso for preciso acionar alguma garantia.
O que o seguro auto pay per use cobre?
O seguro auto pay per use costuma oferecer coberturas um pouco mais básicas se formos comparar com outras modalidades. Além disso, costuma variar também de acordo com a empresa que irá contratar.
Mas, falando de forma geral, as coberturas costumam ser as seguintes:
- Furto;
- Roubo;
- Acidentes;
- Incêndio;
- Perda parcial e total;
- Fenômenos naturais.
- Danos materiais e morais.
Mas, a depender da seguradora, você ainda pode contar com uma assistência de 24 horas para as seguintes ocasiões:
- Chaveiro;
- Guincho;
- Fazer a troca de pneus;
- Reparar os vidros.
Realmente vale a pena contratar o seguro auto pay per use?
Antes de procurar por uma corretora de seguro para contratar essa modalidade, deve-se ter em mente se de fato ela vale a pena.
Falando de forma mais geral, mudar o seguro convencional pelo pay per use costuma ser bem vantajoso para a grande maioria dos proprietários de carro.
Isso acontece porque ele visa atender uma demanda que está crescendo bastante, que são de pessoas que não costumam usar o carro com tanta constância.
Sendo assim, se você está cogitando o fato de migrar para esse tipo de seguro, pode ser uma boa escolha para não colocar em risco o seu patrimônio.
Mas, caso seja um motorista que costuma dirigir mais de 300km no mês, o mais adequado é fazer alguns cálculos para ter a certeza de que de fato vale a pena.
Por fim, ainda devemos mencionar que o seguro auto pay per use não aceita veículos de alto padrão. Fora isso, a cobertura apenas é válida para as ocasiões onde o titular estiver dirigindo.
Quais são as vantagens do seguro auto pay per use para os segurados?
Para saber se vale a pena, é interessante saber quais são os benefícios para os segurados, que costumam ser os seguintes:
- Flexibilidade: não existe fidelidade e, portanto, é possível realizar o cancelamento quando quiser.
- Proteção sob medida: o condutor é capaz de definir as coberturas que pretende contratar.
- Melhor custo-benefício: a mensalidade tende a ser inferior que as convencionais;
- Facilidade: no geral, é possível contratar e realizar as devidas manutenções tudo de forma remota.
Precisando fazer um seguro per pay use? Conte com a Giovanibruno Seguros, são mais de 40 anos de experiência e é a sua corretora de seguros em Campinas e no Brasil.
Garantia de um futuro seguro