Seguro auto temporário: saiba tudo antes de contratar
Seguro auto temporário: saiba tudo antes de contratar
Está com dúvidas sobre o seguro auto temporário? Antes de contratar esse serviço, é de grande importância que você entenda melhor sobre o assunto.
Por isso, no artigo de hoje, iremos falar sobre os principais detalhes a respeito do seguro temporário de veículo. Sem mais delongas, vamos ao que importa!
Como escolher o seguro temporário?
Ao escolher o seu seguro provisório de automóvel, a verdade é que as regras não tendem a ser tão diferentes do que buscar por um seguro auto tradicional, tampouco por uma seguradora de carro.
Sendo assim, segundo o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), é importante entender melhor sobre o assunto antes mesmo de fazer a contratação.
Quanto a isso, você deve fazer uma cotação seguro provisório, entender sobre questões a respeito da garantia, valor do prêmio etc.
Além do mais, para encontrar o melhor seguro temporário para carros, a nossa dica é que você sempre pesquise diferentes seguradoras.
Procure averiguar a respeito da quais coberturas estarão incluídas e, se possível, obtenha essa informação online, até mesmo para poder ter registrado e ser mais cômodo.
Compare todas as cotações que fizer e escolha a seguradora que oferece a cobertura adequada para a sua necessidade.
No entanto, tenha em mente também sobre a importância de não se basear apenas no preço, mas também nos benefícios que a seguradora oferece e também se informar sobre o atendimento quando na hora de usar.
Por fim, atente-se também aos prazos de cobertura, haja vista que se trata de um seguro temporário para automóveis.
Como funciona o seguro auto temporário?
Na verdade, o seguro auto temporário é uma opção para aqueles que precisam de cobertura apenas por alguns dias.
Isso acontece porque ele funciona como uma contração de seguro auto diário, tendo como base o período em que você irá utilizar o veículo.
Sendo assim, cada seguradora tem suas próprias regras e coberturas, o que pode incluir período mínimo de contratação, por exemplo.
Mas, durante a validade da apólice, o segurado tem direito de utilizar os serviços que a seguradora oferece, mas desde que isso esteja especificado no contrato.
Vale lembrar também que nem todas as seguradoras aceitam veículos usados para aplicativos como o Uber.
Por isso, a nossa dica é que você verifique todas as regras de contratação antes de escolher uma seguradora.
Outra coisa que você deve entender sobre seguro auto temporário é a respeito da necessidade de ficar atento às regras estabelecidas pela empresa.
No entanto, ela sempre deve respeitar as normas da Superintendência de Seguros Privados (SUSEP), como o prazo de 30 dias para liberação da indenização.
Por fim, como em qualquer outro seguro de carro, o segurado deve apresentar todos os documentos necessários que forem solicitados, como o documento do veículo e a carteira de habilitação.
Qual é o prazo do seguro auto temporário?
Na verdade, as seguradoras possuem flexibilidade para escolher a duração do seguro temporário de carro. Mas, na grande maioria das vezes, oferece por 30 dias ou 6 meses, em média.
Porém, há empresas que oferecem a opção de fazer contrato mensal, com a possibilidade de renovar pelo mesmo período.
Sendo assim, se porventura você precisar do seguro pelo período de 3 meses, pode contratá-lo por 30 dias e renovar duas vezes.
Devemos lembrar ainda que cada seguradora tem as suas próprias regras e coberturas. Por isso, é importante pesquisar e verificar as opções disponíveis antes de contratar um seguro temporário de carro.
O custo-benefício do seguro compensa?
Depende. O mais adequado é sempre cotar seguro temporário e fazer as comparações, pois essa é a única forma de saber se de fato irá valer a pena para você.
Mas, falando de forma geral, o custo-benefício de um seguro temporário de carro não é vantajoso, ainda que seja uma opção mais barata do que um seguro tradicional.
Dizemos isso porque o valor do seguro para um período menor tende a ser mais elevado se formos comparar com o valor que corresponde ao período.
Isso ocorre devido ao fato de os procedimentos operacionais das seguradoras não sofrerem grandes mudanças.
Contudo, para aqueles que precisam desse tipo de seguro, deve saber que corre alguns riscos enquanto está com o veículo, ainda que por um curto período de tempo.
Nesse caso, não há como negar que a melhor forma de se proteger é se prevenir, contratando um seguro auto temporário, uma vez que evita prejuízos financeiros.
Mesmo porque, se formos comparar o valor que seria necessário para reparar um veículo roubado com o valor do seguro, é possível ver que o seguro tem um custo insignificante.
Então, podemos dizer que o seguro auto temporário é uma boa alternativa para aqueles que querem dirigir sem preocupações financeiras, haja vista que tem uma duração menor do que o seguro convencional.
No entanto, se essa não é a opção que deseja, há outras alternativas de seguro auto barato, com planos tradicionais disponíveis no mercado.
Para quem o seguro de automóveis temporário é indicado?
Falando de forma geral, o seguro auto temporário acaba se tornando mais adequado para aqueles que precisam de um seguro por um período de tempo que seja inferior a 6 meses.
No entanto, para ter a certeza de que é algo que vale a pena, a nossa dica é sempre procurar por uma corretora de seguros, até mesmo para garantir a melhor alternativa no seu caso.
Além do mais, devemos informar que o seguro auto temporário é mais comum para pessoas em férias, por exemplo.
Também pode ser uma boa escolha para pessoas que estão trabalhando em outra localidade, utilizando um carro que não é próprio, mas sim de amigos ou da empresa.
Em situações como essas, a primeira coisa que deve fazer é averiguar se o carro já tem um seguro, até mesmo para evitar contratar a proteção de forma desnecessária.
Também devemos lembrar que, na maioria das vezes, carros alugados já vêm com seguro.
Nesse caso, a proteção acaba sendo paga por meio de uma taxa que já está embutida no aluguel.
No entanto, é importante verificar as coberturas do seguro do carro alugado e seguir as regras impostas pela locadora.
Do contrário, pode se tornar inelegível para a proteção do seguro em caso de sinistro.
Se você gostou deste artigo sobre seguro auto temporário, continue lendo nosso blog.
A Giovanibruno Seguros tem mais de 40 anos de experiência e é a sua corretora de seguros em Campinas e no Brasil.
Garantia de um futuro seguro