Seguro de carro financiado: como funciona
Você sabia que pode contratar um seguro de carro financiado? Sim, pois ele é uma alternativa para proteger o seu bem no momento em que você comprá-lo e enquanto paga por ele.
Muita gente ainda fica na dúvida sobre como funciona seguro de carro financiado, mas o fato é que você pode andar com o carro, segurado, mesmo que ainda não tenha quitado.
Mas, você sabe como funciona o seguro de carro financiado? Confira nesta matéria!
O que é o seguro para carro financiado?
Atualmente no mercado automobilístico, o financiamento é a modalidade de venda mais praticada e optada pelo povo brasileiro. Infelizmente, nem todos dispõem de dinheiro para pagar um carro à vista.
Uma alternativa é você optar pelo financiamento direto com as montadoras de carro, haja vista que costuma ter juros menores.
Precisa-se proteger o bem de alguma forma. Pois, infelizmente não são todos os lugares que têm segurança. Imagine você comprar um carro zero e com 6 meses ter ele roubado?
Se isso ocorrer, você terá de pagar todas as parcelas até o final do financiamento e ainda ficar sem o bem.
No entanto, você consegue evitar isso ao optar por fazer um seguro de carro financiado, haja vista que evita uma série de problemas.
Este tipo de seguro é bom principalmente porque ele não só cobre sinistros parciais, como também cobre imprevistos caso ocorra roubo, furto ou perda total do bem.
Assim, você será indenizado enquanto está pagando o financiamento.
Você poderá acionar a seguradora em pequenos problemas ou grandes problemas. Você poderá proteger o seu bem e valor investido, recebendo de acordo com a FIPE uma indenização.
Isso pode te ajudar a quitar o financiamento atual e ter outro bem financiado novamente com o valor já pago.
Como funciona o seguro de carro financiado?
Na verdade, o seguro de financiamento é igual e funciona da mesma forma que um seguro auto convencional.
Ele irá proteger o seu carro de problemas imprevistos cobertos na apólice. A única diferença aqui é que o bem ainda estará alienado.
Você terá propriedade completa do carro quando pagar ele completamente. Ele estará alienado a uma financeira, banco ou montadora.
Mas, caso ocorra algum problema neste meio tempo, existem algumas opções de quitação ou de pagamento de indenização para o cliente.
O que acontece quando um veículo financiado é roubado?
Vamos a uma aplicação real: caso ocorra do carro que você comprou ter sido roubado depois de alguns meses, o seguro irá indenizar você.
O valor irá depender da tabela do carro e dos valores e porcentagens acertados em apólice.
A seguradora pode pagar o valor integral do veículo, desde que já haja esse acerto na sua modalidade de contrato.
Mas, há outras opções que poderão ser incluídas no seguro. Se você não fizer um seguro ao financiar um carro, no caso de ter ele roubado, você terá de pagar ele até o final.
A diferença se dá aqui. Ter um seguro faz com que você tenha essa proteção. Quando financia-se um carro, deverá pagá-lo até o final, custe o que acontecer.
Se por exemplo, você comprou um carro de R$40 mil e já pagou R$20 mil, e ele for roubado, terá de pagar o saldo restante.
Aqui entra o diferencial de se fazer um seguro para carro financiado. A seguradora irá te pagar o valor que você já pagou no carro, e irá também te pagar o restante para que você possa quitar o financiamento junto ao banco ou financeira.
O que é financiamento de carro com seguro embutido?
Se você é uma pessoa precavida, certamente irá fazer um seguro diretamente na concessionária. E assim, sairá de lá com o bem devidamente protegido.
Se possível for, converse com a montadora ou concessionária e já acerte um seguro embutido.
Sendo assim, no momento em que você for pagando o bem, estará pagando também o seguro do veículo. Em apenas um pagamento estará pagando dois custos.
Isso será uma vantagem para quem financia, pois terá menos trabalho, estará protegido desde o primeiro momento.
A Giovanibruno Seguros tem mais de 40 anos de experiência e é a sua corretora de seguros em Campinas e no Brasil.
Como funciona o financiamento veicular com seguro embutido?
Normalmente, o financiamento com seguro embutido já contempla todo o tempo de vigência do financiamento.
Sendo assim, será por todo o período do financiamento. Um exemplo: caso o financiamento seja de 48 meses, o seguro será por esse tempo também.
Portanto, é preciso contratar o seguro por meio da empresa que é a responsável pelo financiamento do seu carro.
Ela irá pagar a proteção e irá embutir o seguro dentro das parcelas do financiamento. Mas, ocorre que atualmente são raras as concessionárias e montadoras que oferecem este tipo de seguro.
Pesquise antes de fechar a compra do seu automóvel.
Quais são os tipos de indenização?
A contratação do seguro se dará da mesma forma que um bem já quitado. Ambos funcionam com similaridade. Em caso de sinistro, o direito de receber os valores são semelhantes a carros já quitados, mesmo o seu sendo financiado.
Existem alguns tipos de indenização, mas varia de cada caso. Selecionamos os principais:
Veículo com perda parcial
Se você bateu o carro ou foi atingido, e os gastos para reparação do seu bem ficarem inferior a 75% do valor de um carro novo, terá de pagar a franquia.
Este valor estará acordado com você e presente na apólice, e depois de pago, a seguradora irá reparar o automóvel em uma oficina especializada.
Veículo com perda total
Se os danos que ocorreram no seu veículo forem 75% independente do acontecimento, você terá de pagar a franquia.
E após isso, a seguradora irá pagar o valor integral do veículo acordado na apólice. Vale lembrar que algumas pagam o valor da FIPE do mês do acontecimento.
E se o veículo for furtado / roubado e não for recuperado?
Ocorre que, a maioria das seguradoras consideram pagar o valor acordado com o cliente caso passe 40 dias e ela não consiga recuperar o seu carro.
Se ele for recuperado antes desse tempo, ele é avaliado, e caso os danos sejam parciais ela repara.
Se os danos forem totais, ela irá te indenizar com o prêmio. Porém, há seguradoras que determinam dias maiores para o pagamento.
Isso irá variar da seguradora escolhida por você. Sempre leia sua apólice ou tire todas as suas dúvidas com a sua corretora de seguros.
Garantia de um futuro seguro