Seguro de vida empresarial: como funciona?
Está querendo saber como funciona o seguro de vida empresarial? Então é só continuar neste artigo que iremos falar tudo o que precisa saber sobre esse assunto!
No vibrante palco do mundo empresarial, as empresas estão constantemente à procura de formas de atrair e reter os melhores talentos.
Nesse contexto, o seguro empresarial acaba se tornando uma excelente alternativa, haja vista que é uma maneira de oferecer uma certa segurança aos seus colaboradores.
A verdade é que o seguro de vida empresarial é muito mais do que apenas uma proteção financeira. Na verdade, é uma maneira de dizer que uma determinada organização se importa com o bem-estar de todos os seus funcionários.
Mas, se você quer entender um pouco melhor de como é o funcionamento do seguro de vida empresarial, basta continuar a sua leitura nos parágrafos seguintes.
O que é seguro de vida empresarial?
Em suma, podemos afirmar que se trata de uma espécie de seguro de vida para colaboradores, uma vez que é uma forma de contribuir para o bem-estar dos seus funcionários.
Para entender melhor, imagine que o seguro de vida empresarial é como um guarda-chuva robusto que você oferece aos seus funcionários para protegê-los contra os dias chuvosos da vida.
Essa apólice, além de transmitir cuidado e comprometimento com a equipe, também se torna um imã de talentos, já que os profissionais tendem a procurar empresas que valorizam a sua segurança e bem-estar.
Além disso, não há como deixar de mencionar que o seguro de vida pode ajudar na retenção de funcionários, pois cria um ambiente seguro e acolhedor.
Como funciona o seguro vida empresa funciona?
Primeiro de tudo, deve-se ter em mente que a contratação do seguro de vida empresarial deve ser feito segundo o porte da empresa em questão.
Ou seja, isso quer dizer que é necessário levar em consideração as necessidades de cobertura da empresa, bem como as suas finanças.
A princípio, a vigência deste seguro é de 12 meses. Mas, é possível negociar um prazo maior, com 3 ou 4 anos.
Certo, mas o que exatamente o seguro de vida empresarial cobre? Isso pode variar de acordo com o seu tipo de contratação, mas a cobertura básica visa contemplar:
- Invalidez, no caso de acidente ou alguma enfermidade;
- Morte, seja ela natural ou em decorrência de acidente.
Porém, caso seja da sua vontade, a empresa pode optar por um seguro de vida para funcionários que seja um pouco mais vantajoso, com coberturas mais amplas.
Fora isso, é de responsabilidade do negócio estabelecer as seguintes questões:
- Políticas de prêmios;
- Idade máxima;
- Negociação de prazos;
- Negociação de carências.
Também é o próprio colaborador quem deve definir quem serão os beneficiários. Mas, isso deve ser segundo a política de inclusão que a empresa determinou, assim como o percentual de indenização no caso de acontecer sinistros.
Por fim, devemos informar que a aceitação dos colaboradores na apólice deve ficar à critério da seguradora. Também é de sua responsabilidade avaliar quais são os riscos para o contrato.
Quais são os benefícios em oferecer o seguro vida empresa para funcionários?
Oferecer seguro de vida empresarial para os funcionários não é apenas uma ação de proteção, mas também uma estratégia inteligente que traz inúmeros benefícios.
Dentre os principais benefícios de investir em um seguro de vida empresarial, podemos mencionar os seguintes:
Isenção de tributos e taxas
Um dos principais benefícios de contratar um seguro de vida empresarial é a possibilidade de conseguir isenção de tributos e taxas.
Isso acontece quando uma empresa resolve optar pela declaração pelo Lucro Real. Nesse caso, a empresa pode fazer a dedução dos impostos.
Porém, isso só ocorre justamente pelo aumento dos gastos e, por consequência, reduz os lucros da organização também, o que impacta também na diminuição dos valores que deve pagar de imposto.
Apenas tenha em mente que essa isenção tributária apenas está disponível, prevista em lei, para aquelas empresas que possuem um seguro de vida empresarial.
Agora, se porventura o seu negócio esteja no Simples Nacional, tenha em mente de que é preciso verificar junto ao seu contador a respeito dos descontos que pode aplicar. Tudo isso, é claro, sempre de acordo com o segmento da organização.
Atração de Talentos
Em um mercado de trabalho competitivo, oferecer um seguro de vida pode ser um diferencial na atração de talentos.
Profissionais buscam cada vez mais ambientes de trabalho que ofereçam segurança e estabilidade.
Retenção de Funcionários
Quando um funcionário se sente valorizado e seguro, há uma maior chance de ele permanecer na empresa.
O seguro de vida empresarial mostra o comprometimento da empresa com o bem-estar de seus colaboradores, fortalecendo essa relação.
Ambiente de Trabalho Positivo
Ao oferecer seguro de vida, a empresa transmite uma mensagem de que se preocupa com os seus funcionários e com as suas famílias.
Isso contribui para a criação de um ambiente de trabalho positivo, onde os colaboradores se sentem apoiados.
Benefício Fiscal
A depender da legislação local, a empresa pode obter benefícios fiscais ao oferecer seguro de vida para seus funcionários.
Preparação para Eventualidades
O seguro de vida proporciona um apoio financeiro para a família do colaborador em caso de imprevistos, o que pode trazer tranquilidade tanto para o colaborador quanto para a empresa.
Portanto, o seguro de vida empresarial é um investimento com retorno garantido, que promove um ambiente de trabalho saudável e agradável, além de ser uma ferramenta valiosa na gestão de pessoas.
Então, para que a sua empresa possa desfrutar de todos esses benefícios, procure por uma corretora de seguros para encontrar um seguro que se adeque às suas necessidades.
Qual o valor do seguro de vida empresarial?
Depende. O valor do seguro de vida empresarial pode variar de acordo com uma série de fatores. Por isso, a nossa dica é cotar seguro de vida com alguma corretora.
Porém, no geral, os prêmios costumam ser mais acessíveis do que quando se opta pelas contratações individuais.
Fora isso, devemos mencionar que o valor do seguro de vida empresarial pode variar de acordo com os seguintes fatores:
- Atividade da empresa;
- Quantidade de colaboradores;
- Idade média dos seus colaboradores;
- Riscos inerentes ao exercício da função etc.
Como não há como ter um valor preciso, a melhor coisa que se pode fazer é uma simulação da adesão.
Precisando fazer um seguro de vida empresarial?
Conte com a Giovanibruno Seguros, são mais de 40 anos de experiência e é a sua corretora de seguros em Campinas e no Brasil.
Garantia de um futuro seguro