Seguro fiança: o que é, como usar e quanto custa
O mercado de seguros vem se destacando pela variedade de produtos para viabilizar negócios ao ajudar pessoas e empresas a superarem obstáculos. O seguro fiança é um ótimo exemplo.
Essa modalidade de seguro vem ajudar o mercado de aluguel imobiliário a crescer na medida em que proporciona a agilidade e segurança para o locador obter e executar a garantia de aluguel e o locatário conseguir alugar com mais rapidez.
As operações de aluguel residencial e comercial sempre se pautaram por duas formas de garantia: a caução de um número de alugueis ou o fiador (avalista).
Com as dificuldades cada vez maiores de usar essas modalidades, o seguro fiança está ocupando esse espaço e ajudando a incrementar negócios.
Você conhece essa forma de garantia de locação? Como ela é contratada e executada?
Por isso, nesse artigo, a Giovanibruno vai falar tudo sobre o seguro fiança para que você, locador ou locatário, possa usá-lo com segurança!
O que é seguro fiança?
Seguro fiança é um tipo de seguro que é contratado e pago pelo inquilino (locatário) como forma de garantir ao proprietário do imóvel (locador) que ele terá, caso precise executar o seguro, o recurso equivalente ao que ele normalmente exige com a caução de alugueis ou com o avalista.
Como podemos ver, é uma forma de apresentar garantia para alugar que substitui duas dificuldades grandes no mercado imobiliário atual para os inquilinos:
- Ter meses de aluguel para custodiados com o locador durante anos de contrato;
- Conseguir uma pessoa que aceite ser fiadora (com exigências cada vez maiores dos donos de imóveis e administradoras).
O que é garantido com o uso do seguro fiança?
O seguro de aluguel é feito para garantir ao dono do imóvel o pagamento dos alugueis atrasados até que o locatário regularize ou a seguradora acione judicialmente. Porém, ele pode abranger outras coberturas, entre elas:
- Cotas condominiais;
- IPTU;
- Contas de água, gás e luz;
- Multa contratual por entrega antecipada do imóvel.
As coberturas são definidas pelo locador, porém é importante que ele seja criterioso com as coberturas pedidas e flexível nas negociações para que o valor do seguro de locação não afaste os interessados.
Existem pacotes de serviços em seguros de fiança?
Sim!
Assim como acontece no seguro residencial, no seguro automotivo e em outras modalidades, o seguro fiança também conta com serviços adicionais, como assistência técnica para consertos e instalações.
Esse é um ponto positivo para dono e inquilino, na medida em que esse pode gastar muito menos para manter as boas condições do imóvel e reduzir prejuízos para pagar consertos quando desejar entregar o imóvel.
Quais os benefícios do seguro fiança
Benefícios para os locadores
- Garantia que os alugueis atrasados serão honrados pela seguradora;
- Contar com a análise de crédito que a seguradora faz para o inquilino contratar o seguro de fiança – isso transfere para a companhia o risco que o proprietário assume com outras formas de garantia;
- Aumenta a segurança quando várias coberturas são contratadas;
- É menos burocrático que a fiança tradicional;
- Aceitar o seguro fiança é um atrativo para potenciais locatários.
Benefícios para os locatários
- O seguro fiança pode ser parcelado;
- Não dependerá de terceiros para alugar;
- Pode contar com serviços adicionais;
- É um diferencial competitivo frente a outros interessados no imóvel.
Em quais tipos de imóveis o seguro fiança pode ser usado?
O seguro de locação pode ser usado em contratos de aluguel de imóveis residenciais, comerciais e de profissionais liberais (consultórios médicos, de advogados etc).
Como contratar o seguro fiança?
A contratação do seguro fiança deve ser feita pelo locatário, a partir das condições estabelecidas pelo locador (coberturas e valores). O processo em si é simples e segue os mesmos passos de um seguro de vida, por exemplo:
- O interessado deve contatar uma corretora de seguros e solicitar uma cotação de seguro de fiança;
- A corretora fará as consultas nas seguradoras que oferecem esse tipo de seguro;
- Após escolher a seguradora, o locatário deve apresentar a proposta aprovada ao dono do imóvel para que as condições sejam checadas e fechar o contrato de aluguel;
- Uma vez checadas e aceitas, o locatário contrata o seguro, pagando à vista ou parcelado.
Como podemos ver, é uma operação triangular – locador, locatário e seguradora – que deve ser bem administrada pois há dois fatos que precisam andar juntos: o fechamento do contrato de aluguel e a formalização do seguro de aluguel.
Por isso, a presença de uma corretora de seguro em Campinas é fundamental, pois ela é quem fará a gestão do processo.
Qual é o valor do seguro fiança?
O valor da apólice é definido pela seguradora e pode variar entre 1 e 3 valores do aluguel e sempre por períodos de 12 meses. Portanto, a cada ano, o locatário pagará mensalmente o aluguel e a prestação do seguro (ou pagará à vista, se desejar).
Existe renda mínima para contratar seguro de aluguel?
Sim. A média fica entre 3 e 4 vezes o valor do aluguel – podendo chegar a esse valor somando as rendas de todos os moradores. Cada pessoa deverá apresentar comprovantes válidos – holerites, recibos ou declaração de renda.
Como o seguro fiança é acionado?
Apesar de ser contratado pelo inquilino, o seguro garantia de aluguel deve ser acionado pelo dono do imóvel quando for necessário – ele é o beneficiário do seguro. Veja o passo a passo do acionamento do seguro fiança.
- Caso haja atraso de aluguel, o locador acionará a seguradora;
- A seguradora tem até 30 dias para ressarcir o locador;
- Todas as parcelas atrasadas serão pagas pelo seguro;
- A seguradora cobrará os pagamentos ao locatário;
- Caso não haja acordo, a seguradora pode executar a cobrança ou até mesmo ajuizar uma ação de despejo.
Vale a pena fazer seguro de fiança?
Certamente, sim e para ambos os lados!
Para o locador, é uma oportunidade de evitar o desgaste com exigência de avalista e garantir que os valores atrasados serão quitados rapidamente. Para o locatário é a chance de não desembolsar um montante à vista que fará falta na mudança ou sofrer para conseguir um fiador.
Uma corretora de seguros experiente como a Giovanibruno pode apresentar as propostas das melhores seguradoras do país para você escolher o melhor seguro fiança!
Quer mais informação sobre o mundo automotivo e do mercado de seguros?
Veja mais conteúdos de qualidade em nosso blog!
A Giovanibruno Seguros é a sua corretora de seguro em Campinas e para o Brasil com mais de 40 anos de existência.