Seguro incêndio residencial: tudo o que você precisa saber
Está pensando em contratar um seguro incêndio residencial? Se sim, saiba que é preciso levar em consideração diversos detalhes. É sobre isso que iremos falar no decorrer deste artigo.
Não há como negar que o seguro incêndio para residência é algo essencial para garantir a sua segurança e tranquilidade.
Até mesmo porque, com o seguro incêndio residencial, você tem a garantia de que, se porventura houver danos provenientes do fogo, será possível obter o ressarcimento.
Mas, antes de contratar o seguro incêndio residencial, existem algumas questões que devem ser de seu conhecimento, e que iremos abordar neste texto.
O que é o seguro incêndio residencial?
Em suma, o seguro incêndio para casa nada mais é que um tipo de apólice de seguro que cobre os danos causados por incêndio à sua casa.
Isso pode incluir o custo de reconstrução da casa, bem como o valor de qualquer item pessoal perdido no incêndio.
Os detalhes exatos do que é coberto podem variar de uma seguradora para outra. Algumas apólices podem cobrir apenas o custo de reconstrução da casa, enquanto outras podem incluir cobertura para acomodação temporária, se a casa ficar inabitável.
Os prêmios do seguro incêndio também podem variar dependendo de vários fatores, incluindo o valor da casa, sua localização, o material de construção da casa, e até mesmo a proximidade de serviços de bombeiros.
É necessário notar que o seguro incêndio normalmente não cobre danos causados por outros desastres naturais, como inundações ou terremotos.
Para esses tipos de cobertura, você precisaria de apólices de seguro adicionais. Além disso, na maioria dos casos, o seguro incêndio não cobre incêndios causados por negligência ou atividades ilegais do proprietário.
Em suma, o seguro incêndio para residência é uma forma importante de proteger seu investimento em sua casa.
É recomendado que você leia atentamente os detalhes de qualquer apólice de seguro antes de comprá-la para garantir que ela atenda às suas necessidades.
Como funciona o seguro incêndio residencial?
Na maior parte das vezes, o seguro incêndio costuma oferecer não apenas cobertura em casos de fogo fora de controle, como também em outros tipos de adversidades que podem atingir a residência, mas isso pode alterar o valor.
Fora isso, deve-se ter em mente que o valor do seguro incêndio residencial tende a ser distinto da modalidade para ambientes comerciais, por exemplo, uma vez que a contratação tende a ser obrigatória.
Por mais que as pessoas não gostem de cogitar o acontecimento de situações como essas, o mais adequado é estar preparado e evitar problemas e dores de cabeça futuras.
O seguro incêndio residencial costuma proteger todo o imóvel em questão contra prejuízos que possam surgir devido acidentes que envolvam fogo, explosões e raios, por exemplo.
O que o seguro incêndio para residência cobre?
Isso pode variar de acordo com a seguradora que irá optar. A nossa dica é buscar uma corretora de seguro para encontrar a que mais se encaixa com as suas necessidades.
Não deixe de ler todas as cláusulas, até mesmo para evitar problemas futuros. Mas, falando de maneira geral, os itens que costumam estar presente na apólice são as seguintes:
- Roupas;
- Mobília;
- Estrutura física;
- Brinquedos;
- Utensílios domésticos;
- Eletroeletrônicos;
- Eletrodomésticos, etc.
Como acionar o seguro incêndio residencial?
Para que você possa acionar o seguro incêndio residencial, no geral as seguradoras tendem a solicitar o documento que comprove que houve o incêndio.
Fora isso, é preciso ter um documento que mostre o tamanho da destruição, valor da reforma e para comprar todos os bens que tiveram algum dano devido ao incêndio.
Tenha em mente que o valor que a seguradora irá pagar diz respeito apenas aos custos para reconstruir o imóvel, e não o valor de mercado.
Agora, dentre os documentos que você deve ter em mãos para poder acionar o seguro incêndio residencial, citamos os seguintes:
- Formulário do sinistro;
- Laudo da Defesa Civil ou dos Bombeiros;
- Três orçamentos para poder pagar a mão de obra e o material para reforma;
- Em caso de o imóvel ser alugado ou financiado, tenha o contrato do imóvel em mãos;
- Lista com os bens que sofreram danos, junto com as notas fiscais.
É possível contratar um seguro incêndio para imóvel alugado?
Sim, o seguro incêndio aluguel é possível. Na verdade, trata-se de algo obrigatório em algumas ocasiões, tanto para imóveis residenciais quanto comerciais.
Trata-se de um regra que se tornou vigente pela Lei do Inquilinato n°8245 de 1991, a qual fala a respeito de alocar imóveis urbanos.
Segundo essa lei, toda propriedade de aluguel precisa ter a proteção de uma seguradora, sendo que é o dono do imóvel o responsável por fazer o pagamento.
Mas, caso haja acordo entre ambas as partes, a legislação permite que o proprietário se encarregue de fazer o pagamento.
Caso isso ocorra, é vital que isso conste no contrato de aluguel da maneira mais clara possível, abordando a cláusula de forma objetiva.
Apenas tenha em mente que o inquilino tem total liberdade para realizar cotações e fazer a sua própria pesquisa de preço.
A partir disso, torna-se possível escolher a seguradora que for mais conveniente e que se adapte à realidade pessoal.
Quais são as vantagens do seguro incêndio?
Antes de cotar seguro incêndio, é interessante que você entenda algumas das principais vantagens desse serviço. Dentre todos eles, podemos mencionar os seguintes:
Proteção Financeira
Em caso de um incêndio, os danos causados podem resultar em perdas financeiras significativas. O seguro de incêndio oferece compensação financeira que pode ajudar a cobrir os custos de reparação ou substituição dos bens danificados.
Cobertura Ampla
Além de cobrir danos causados por incêndios, muitas apólices de seguro de incêndio também cobrem danos causados por fumaça, explosões e raios, ampliando a proteção oferecida ao segurado.
Tranquilidade
Saber que está protegido contra perdas financeiras potencialmente grandes em caso de incêndio pode proporcionar uma grande paz de espírito.
Flexibilidade
Muitas companhias de seguros oferecem a possibilidade de personalizar a cobertura de acordo com as necessidades específicas do segurado.
Isso significa que você pode escolher a cobertura que melhor se adapta às suas circunstâncias individuais.
Cobertura para Despesas Adicionais
Algumas apólices de seguro de incêndio também cobrem despesas adicionais que podem surgir como resultado de um incêndio, como custos de acomodação temporária se a sua casa ficar inabitável.
Precisando fazer um seguro incêndio residencial? Conte com a Giovanibruno Seguros, são mais de 40 anos de experiência e é a sua corretora de seguros em Campinas e no Brasil.
Garantia de um futuro seguro