Seguro Pet: proteção para seu bichinho de estimação
Se você tem um animal de estimação, com certeza quer que ele tenha os devidos cuidados, certo? Então, que tal cogitar contratar um seguro pet?
O seguro pet se apresenta como sendo uma excelente alternativa, haja vista que é uma forma de manter o seu bichinho protegido e ainda economizar gastos com o veterinário.
Tudo isso sem sequer perder a qualidade em todas as suas consultas. Sendo assim, se você quer oferecer ao seu pet uma estrutura mais robusta, então com certeza essa é uma excelente alternativa.
Mas, como funciona o seguro pet? Será que de fato vale a pena? O que esse seguro costuma cobrir? Tudo isso e muito mais iremos falar no decorrer deste artigo.
O que é seguro pet?
Em suma, o seguro de vida pet nada mais é que uma modalidade de seguro destinada a ajudar a cobrir os custos de cuidados veterinários para seus animais de estimação.
Assim como o seguro de saúde para humanos, o seguro pet pode ajudar a cobrir os custos de visitas regulares ao veterinário, medicamentos, tratamentos, cirurgias e até mesmo emergências inesperadas.
Alguns seguros pet também podem cobrir questões como responsabilidade civil em caso de danos causados pelo animal a terceiros.
No entanto, os termos e condições do seguro pet podem variar bastante entre as diferentes empresas de seguros.
Algumas apólices podem ter limites de idade para cobertura, exclusões para certas condições ou raças, e podem variar em termos de franquias e copagamentos.
Portanto, é fundamental ler os detalhes do contrato de seguro cuidadosamente e considerar as necessidades individuais do seu animal de estimação ao escolher um seguro pet.
Fora isso, é interessante que você saiba que os planos costumam abranger dois aspectos, sendo eles:
- Plano de saúde pet: nesse caso, tende a cobrir gastos que os animais costumam ter ainda em vida, bem como exames, consultas e demais procedimentos:
- Seguro pet: trata-se de um seguro que visa oferecer a indenização devido alguma doença ou acidente.
Hoje em dia, é possível encontrar diversas empresas, seguradoras e até clínicas que oferecem convênio para os pets.
O que o plano de saúde pet costuma cobrir?
O seguro para animais pode cobrir apenas as coberturas essenciais como algo mais completo, como por exemplo:
- Exames;
- Internação;
- Consulta;
- Vacina;
- Odontologia;
- Castração;
- Atendimento domiciliar;
- Acupuntura etc.
Tudo varia de acordo com a sua necessidade e com aquilo que cabe em seu bolso. Fora isso, o seguro pet também costuma garantir uma indenização em caso de acidente ou doença súbita.
Mas, para que o tutor possa ter o direito a todos esses benefícios, é preciso se enquadrar em algumas exigências.
Primeiro de tudo, o animal deve estar imunizado contra doenças comuns que tendem a acometer os pets na região em que habita.
Além disso, é necessário que toda a família em que o pet vive mantenha certos hábitos para prevenir contra doenças e enfermidades.
Em caso de surto ou epidemia, por exemplo, o tutor precisa informar por escrito à seguradora. Entretanto, é preciso manter o animal isolado, para evitar que se contamine.
Quanto custa o seguro pet?
Isso vai variar de uma série de fatores, haja vista que existem certos detalhes que podem encarecer ou fazer com que o seguro seja mais barato.
Por conta disso, o mais adequado é cotar seguro pet e avaliar qual mais se encaixa em suas necessidades.
Mas, por ser algo que existe grande demanda, hoje em dia é possível encontrar planos de saúde para pets que custam por volta de R$30,00.
Agora, caso queira um seguro mais completo, o valor tende a aumentar, sendo que a mesma coisa acontece a vez que inclui um bichinho no plano.
Quais são as vantagens de investir no seguro pet?
Os convênios ou seguros para pets oferecem diversas vantagens, mas, para que você possa ter ainda mais certeza, abaixo iremos falar um pouco mais sobre isso.
Cobertura de despesas médicas veterinárias
A principal vantagem é a cobertura de despesas médicas veterinárias, que podem ser bastante elevadas, especialmente em caso de doenças crônicas ou acidentes.
O seguro pet pode cobrir consultas, exames, internações, cirurgias e até mesmo tratamentos de longo prazo.
Prevenção e cuidados de saúde
Muitos planos de saúde para pets cobrem também cuidados preventivos, como vacinação, controle de parasitas, e até mesmo consultas de rotina.
Emergências veterinárias
Outra grande vantagem em contratar esse serviço diz respeito ao fato de que muitos seguro pet oferecem cobertura para emergências veterinárias, que podem acontecer a qualquer hora e podem ser muito caras.
Responsabilidade civil
Ainda que não seja tão comum, algumas apólices de seguro pet também cobrem danos que seu pet pode causar a terceiros.
Mas, caso queira esse tipo de seguro, não deixe de averiguar toda a apólice e conferir as condições para ter esse direito.
Tranquilidade financeira
Por fim, não há como negar que uma das grandes vantagens do seguro pet é a tranquilidade financeira que ele proporciona.
Afinal de contas, saber que a maior parte das despesas de saúde do seu pet está coberta pode dar grande tranquilidade.
No entanto, não podemos deixar de falar que cada plano de seguro pet é diferente e é preciso sempre ler todas as cláusulas do contrato antes de se comprometer.
Algumas apólices podem ter exclusões específicas, então é essencial garantir que o plano que você escolher é adequado para as necessidades do seu pet.
Vale a pena contratar seguro de saúde para pet?
Se o seu animal de estimação precisa de cuidados médicos frequentes ou tem uma condição de saúde que requer tratamento caro, um seguro pet pode aliviar muito esses custos. Então, nesse caso, vale a pena.
Além disso, algumas raças são mais propensas a certas condições de saúde, e ter um seguro pode ser uma precaução sensata.
Talvez um dos poucos problemas é que, se você tem um animal mais velho ou com problemas de saúde pré-existentes, pode ser mais desafiador encontrar uma apólice que cubra essas condições.
Em contrapartida, encontrar um seguro pet para um animal jovem e saudável, tende a ser muito mais complicado.
A questão financeira também entra em jogo. Para alguns donos, pagar uma quantia mensal fixa de seguro pode ser mais gerenciável do que enfrentar custos veterinários imprevistos e potencialmente elevados.
Por isso, a nossa dica é que você busque uma corretora de seguro para encontrar o seguro pet que mais se enquadra em suas possibilidades.
Precisando fazer um seguro pet? Conte com a Giovanibruno Seguros, são mais de 40 anos de experiência e é a sua corretora de seguros em Campinas e no Brasil.
Garantia de um futuro seguro