Seguro Risco de Engenharia: como funciona para a sua obra
A construção de uma fábrica, expansão de um shopping center ou a reforma geral de um condomínio residencial são projetos extremamente complexos, com uma infinidade de variáveis e riscos. Por isso, o seguro risco de engenharia vem se tornando mais presente nas obras.
Por melhor que o projeto seja, é impossível prever e definir planos de contingência para todos os riscos e contratantes e empreiteiros sabem como é desafiador chegar ao final de construção com o orçamento cumprido à risca – na verdade, a assertividade acaba sendo a exceção.
Alguns eventos podem provocar grandes prejuízos e consequências negativas técnicas e financeiras que dificilmente o empreendimento consegue recuperar-se rapidamente.
Um imprevisto pode afetar toda a cadeia de produção da obra, incluindo fornecedores, funcionários e outras pessoas envolvidas – e aí temos um impacto de criticidade ainda maior.
Qual a melhor alternativa para a empresa lidar com o que não for possível evitar?
Planejamento para mitigar impactos.
Nesse artigo, a Giovanibruno Corretora de Seguros fala tudo sobre o seguro risco de engenharia para a sua empresa e seus projetos crescerem com segurança e um gasto menor com imprevistos!
O que é o seguro risco de engenharia
Também conhecido como seguro de obra, ele é feito para reduzir ao máximo os prejuízos que possam ser causados em uma construção, ampliação ou reforma de imóveis e instalações, sejam elas públicas ou privadas.
No seguro para riscos de engenharia, o escopo da obra e todas as atividades relacionadas a ela ficam seguradas contra uma série de eventos e pode ser contratado tanto pelo proprietário do local da obra quanto pelo empreiteiro contratado.
Isso dependerá da forma como as partes firmaram o contrato da obra e da decisão de ambos de criar esse mecanismo de segurança.
O seguro para obras pode ter perfis de coberturas diversas, de acordo com as características do projeto e os riscos contra os quais se deseja proteger.
Onde um seguro risco de engenharia pode ser aplicado
O seguro de risco de engenharia pode ser aplicado a todos os tipos de obra, independentemente do porte e da finalidade. Basta existir um canteiro de obras que o seguro poderá dar mais tranquilidade financeira ao contratante.
Dentre as muitas finalidades de construção, ampliação, remodelação, ampliação e reforma, temos:
- Empresas, fábricas, hospitais, centros comerciais e condomínios logísticos;
- Prédios residenciais e condomínios de casas e edifícios;
- Portos, aeroportos, pontes, viadutos e rodovias;
- Centros de entretenimento, esportivos e religiosos;
- Usinas, represas, barragens e centrais elétricas.
Da mesma forma é possível, conforme o interesse do cliente, incluir no seguro os riscos operacionais, de quebras e falhas graves de:
- Máquinas e equipamentos de construção e movimentação de obra;
- Instalações mecânicas, estruturas metálicas e tubulações;
- Linhas de transmissão.
Como podemos ver, o seguro para obras pode garantir a segurança financeira e contribuir para mitigar gastos altos e imprevistos e para que o resultado orçamentário seja o mais próximo do planejado.
Como funciona o seguro de risco de engenharia
O funcionamento do seguro de obrar não difere dos demais tipos de seguros empresariais, em termos de processo, como o seguro de frota ou o seguro de equipamentos empresariais: a seguradora se compromete a assumir riscos com a obra, previstos em uma apólice e mediante o pagamento de um valor.
As coberturas de seguro de risco de engenharia podem ser divididas em dois grupos e todos os itens podem fazer parte da apólice de seguro de risco de engenharia.
Coberturas de seguro de obra básica
- Desastres naturais: enchente, temporal, avalanche, inundação e outros fenômenos;
- Acidentes: deslizamento, desmoronamento, explosão, incêndio;
- Roubo e furto qualificado;
- Erros de projeto;
- Erros de execução;
- Contenção de sinistros: gastos para evitar prejuízos advindos de acidentes;
Coberturas de seguro de obra adicionais
- Incêndio após o término da obra: para edificações e bens no interior delas;
- Retirada de entulho oriundo de sinistro;
- Honorários de peritos, engenheiros, arquitetos e outros profissionais;
- Greves, tumultos e locaute;
- Gastos com danos pessoais a trabalhadores em serviço na obra;
- Gastos com danos a terceiros alheios à execução da obra;
- Lucros cessantes causados a terceiros;
- Gastos com sinistros em alojamentos e depósitos;
- Gastos com danos causados a propriedades e equipamentos vizinhos.
Como podemos ver, é possível segurar a obra com muita abrangência e evitar gastos altos e imprevistos no projeto, reduzindo ao máximo um impacto financeiro que pode inviabilizar a continuidade da obra!
O que não é coberto pelo seguro risco de engenharia?
- Furto simples e desaparecimento de bens;
- Desgastes por corrosão e oxidação;
- Atos dolosos cometidos por pessoas diretamente ligadas à obra;
- Atos de guerra e terroristas.
Você também pode se interessar por: Seguro incêndio – tudo que você precisa saber!
Quais as vantagens de um seguro risco de engenharia
O custo é proporcional ao porte do projeto
De uma forma geral, sem considerar projetos de complexidade mais alta e adicionais mais específicos, o custo do seguro de risco de engenharia fica entre 0,2% e 0,3% do valor total da obra. É um valor que faz o seguro de obras ser um investimento com ótima relação de custo e benefício.
Contribui para a previsibilidade do orçamento
Quem já conduziu uma obra sabe que cumprir o orçamento é um grande – e quase impossível – desafio e qualquer evento pode até paralisar a obra. O seguro de risco de engenharia protege o orçamento de alguns dos maiores riscos e ajuda a cumprir a meta financeira.
É um diferencial competitivo para construtoras
Para as empreiteiras, oferecer o seguro de risco de engenharia como parte dos projetos representa um diferencial importante para atrair a confiança dos clientes e aumentar a credibilidade da construtora, pois demonstra que ela quer contribuir para a preservação da previsão orçamentária da obra.
Como contratar um seguro risco de engenharia
A contratação do seguro risco de engenharia em termos de processo é similar ode ser feita diretamente com a Giovanibruno, corretora de seguros de risco de engenharia em Campinas, que solicitará os documentos que são necessários para analisar os diversos aspectos da obra.
Além disso, essa análise é a base para definir as coberturas desejadas e possíveis.
A corretora fará as cotações junto às seguradoras e apresentará as propostas de acordo com o perfil do seguro de obra definido.
É importante que o seguro de risco de obra definido seja o resultado do equilíbrio entre:
- As coberturas de risco de engenharia – ligadas à execução e integridade da obra;
- As coberturas de responsabilidade civil – tratam das indenizações a trabalhadores e terceiros.
Dessa forma, teremos o seguro de obra ideal, que proporcionará mais tranquilidade ao contratante, aos gestores da obra e aos trabalhadores!
Vale a pena fazer seguro de risco de engenharia?
Sem dúvidas, o seguro de engenharia é uma ferramenta valiosa para empreendedores e empreiteiras no sentido de proteger os recursos do projeto de eventos que podem até cancelar uma obra.
Contratar o seguro de obra é fazer a obra com segurança financeira.
Para isso, basta consultar uma corretora de seguros qualificada e experiente como a Giovanibruno, que apresenta as propostas das maiores seguradoras do país.
Dessa forma, você escolhe o melhor seguro risco de engenharia e trabalha focado no cumprimento das metas e do prazo final do projeto.
Quer mais informação sobre o mundo do mercado de seguros?
Veja mais conteúdos de qualidade em nosso blog!
A Giovanibruno Seguros é a sua corretora de seguro em Campinas e para o Brasil com mais de 40 anos de experiência.
Garantia de um futuro seguro