Tipos de colisões de veículos: o que fazer?
Você sabe o que significa a palavra abalroamento?
Sim, é uma palavra comum no trânsito principalmente em grandes cidades. E o seu significado é: Colisão ou Batida de Carro.
Utilizamos este e outros nomes para nos referirmos a esse tipo de acontecimento.
A famosa batida de carro tem esse nome utilizado principalmente pela seguradora. Esse nome é muito comum no meio jurídico.
Criamos essa matéria para você entender os principais tipos de colisões de veículos, e alguns cuidados para evitar essa dor de cabeça.
Bati o carro, devo tirá-lo da via?
Se possível for, sim, deverá retirar o carro da via. É isso que se ensina em todos os CFC’s e cursos espalhados pelo Brasil.
Porém, há casos onde não se pode retirar o carro, devido a gravidade do acontecimento. Mas, se as pessoas estão sem ferimentos, estas devem sair do local, sinalizar e se retirar.
Deverão ir a um local seguro para evitar outros acidentes de piores proporções. Porém, se ficar constatado que podia-se retirar o veículo da via, e não o foi, pode ser que receba uma multa pela autoridade.
Sim, a autoridade de trânsito pode multar em um valor de R$293,47 além de 4 pontos na CNH.
Caso não seja possível a retirada, procure em local seguro entrar em contato com a companhia de trânsito da sua cidade e solicite um guincho para retirada. Caso você tenha um seguro auto, procure ligar para sua seguradora solicitando o serviço de guincho com urgência.
Normalmente o feito com uma seguradora é bem mais rápido, eficiente e seguro, e o carro não ficará muito tempo na via. Você também poderá com o seu seguro auto, solicitar um suporte, e ser deslocado até sua residência ou assistência auto mais próxima.
Se você puder, procure sinalizar a área onde ocorreu o abalroamento com o triângulo até que a ajuda chegue. Ele é essencial para se ter em seu carro, sendo assim, coloque ele entre 30 e 50 metros de distância.
Se o ocorrido foi no período noturno, procure colocar o triângulo com 80 metros de distância e ligue o pisca alerta para ajudar na sinalização.
O que é abalroamento?
A palavra abalroamento significa uma colisão entre dois veículos ou objetos. E isso pode ser entre um muro, poste ou outro item na via. No senso comum, o popular e conhecido é chamado por “Batida”. A definição é o choque entre duas coisas, independente das variadas maneiras de ocorrer.
Outro tipo de acontecimento que poucos sabem mas também é um abalroamento é a colisão entre o seu veículo com um animal.
Mas, quando esse ocorre no trânsito e entre dois veículos, ele é conhecido no “Juridiquês” como “Abalroamento no Trânsito”, onde dois veículos se chocam.
O termo veículo aqui é usado, além da palavra abalroamento também para acontecido entre, motos, motocicletas, bicicletas, carros e caminhões. Ou seja, independente do acontecimento e o tipo de veículo, não muda a definição.
Quais são os tipos de colisões de veículos?
Normalmente a palavra abalroamento é muito utilizada para designar a colisão entre dois carros. Porém, existem alguns tipos de abalroamentos. Vamos conhecer alguns dos principais? São os seguintes:
1 – Colisão Frontal
Entre os tipos de colisões de veículos temos a frontal, que é a pior de todas, sendo a considerada mais grave. Ela infelizmente ocorre muito em rodovias, principalmente no momento de ultrapassagem.
Devido a essa manobra ser perigosa, a física e suas leis dizem que quando dois objetos se chocam de frente as forças se fundem.
Ou seja, a velocidade dos dois são somadas, e o impacto é assim potencializado. A lógica é que caso ocorra proveniente de uma colisão traseira, essa será menor. A gravidade se dá, pois na maioria das vezes se dá óbito de pessoas.
A melhor forma para se evitar este tipo de abalroamento, é necessário que o motorista tenha sempre boas condições de trânsito favoráveis a ele. Isso deverá se dar no momento onde se vai realizar a manobra.
Deve-se estudar muito bem o local onde se vai fazer a ultrapassagem. Sendo incluído nisso, avaliar toda a sinalização e calcular a potência do carro, e o espaço a ser percorrido.
2 – Colisão Lateral
Este tipo de acidente costuma ocorrer em áreas urbanas, ou seja, nos principais cruzamentos de cidades grandes.
Mas, ele também pode ocorrer em cidades pequenas, mas em locais com grande fluxo. É frequente o acontecimento dos chamados abalroamentos laterais.
Este tipo de acidente na sua grande maioria não é grave, exceto alguns casos. Ele é frequente quando algum dos condutores no local não respeita a sinalização, principalmente a de preferência.
Procure sempre dirigir com prevenção, sempre que chegar em cruzamento, reduza a velocidade para evitar este acontecido.
3 – Colisão com veículo da frente
Esse tipo de abalroamento ocorre quando o motorista se choca na traseira do veículo que está a sua frente.
Ele pode ser evitado com algumas simples atitudes ligadas à atenção. Ela é imprescindível e as principais condutas para evitar isso são:
- Mantenha uma distância segura do veículo a frente;
- Observe todos os lados e mantenha sempre uma velocidade constante com o veículo a frente;
- Evite o uso de celulares ou aparelhos que possam contribuir com a sua desatenção.
4 – Colisão com o veículo de trás
Diferente da citada anteriormente, esse tipo de abalroamento ocorre quando a colisão se dá quando você é a vítima em sua maioria.
Onde o condutor bate na sua traseira, e isso pode se dar quando você estiver estacionado.
Há a forma de colisão com o veículo de trás quando você está se movimentando de ré, e isso passa a ser culpa totalmente sua. Para evitar isso procure ter a seguinte conduta:
- Tenha sempre atenção aos retrovisores principalmente o que te dá visão traseira;
- Se o veículo que estiver atrás tentar ficar colado em você, procure dar passagem.
5 – Colisão Misteriosa
Este tipo de abalroamento é conhecido como colisão “Ghost”, quando você se mete na situação sozinho.
Aqui não se dá choque com objetos ou outro veículos, porém, ele se dá na seguinte situação: um veículo passa por você em velocidade altíssima, e do nada ele sai da pista, tomba e capota.
Sim, esta é a famosa Colisão Misteriosa, Abalroamento Misterioso ou Ghost.
Ela pode ter diversas causas para o acontecimento. Mas, para evitar ao máximo este tipo de abalroamento, procure sempre praticar a direção defensiva. Atente-se para os limites de velocidade e procure respeitá-los.
Se você quer proteger o seu veículo contra todos estes tipos de acidentes, recomendamos você cotar seguro de carro com uma corretora de seguro. Seja prudente e atencioso, e irá evitar ao máximo o abalroamento de se manifestar em sua vida!
Precisando fazer um seguro para seu carro? Conte com a Giovanibruno Seguros, são mais de 40 anos de experiência e é a sua corretora de seguros em Campinas e no Brasil, e protege seu carro em diversos tipos de colisões de veículos.
Garantia de um futuro seguro